Nessa segunda-feira (12), a Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou uma operação de fiscalização na Lagoa Juara, em Jacaraípe, Serra. Ao todo, 3.300 metros de redes e cinco tarrafas irregulares foram recolhidos. Durante a ação, os infratores não foram localizados.
Após denúncias sobre o excesso de redes de pesca, policiais ambientais estiveram no local e fiscalizaram toda a extensão da lagoa, verificando redes de pesca com malha inferior ao tamanho permitido e redes dispostas de forma irregular, cobrindo mais de um terço da largura do ambiente aquático. Dez redes de espera, totalizando 3.300 metros de comprimento, e cinco tarrafas foram recolhidas. Os diversos peixes emalhados foram soltos, pois não se encontravam debilitados.
Pilotos de jet sky e pessoas que acampavam ao redor da lagoa também foram fiscalizados, momento em que também foram repassadas informações sobre a legislação ambiental vigente. Foi solicitada a desmontagem dos acampamentos e remoção do lixo produzido, visto que a legislação estadual só permite esta atividade se for previamente autorizada pelo poder público.
Os responsáveis pelo material apreendido não foram identificados. Os policiais confeccionaram um boletim de ocorrência ambiental, citando a numeração de cada petrecho. A documentação será encaminhada aos demais órgãos ambientais para investigação.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573