Governo do Estado do Espírito Santo
24/05/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h22

Extração ilegal de areia é flagrada pela PM em Ibitirama

Funcionários de uma empresa que extraía areia ilegalmente do Rio Norte foram surpreendidos por policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). Os dois infratores foram detidos na quarta-feira (23) na localidade de Mata do Firmino, em Ibitirama.

No local foram apreendidos uma moto-bomba com motor de opala que era utilizada na extração de areia, um caminhão Ford/F 600 e 85 metros cúbicos de areia.

Os detidos realizavam a extração de areia no leito do Rio Norte - Braço Direito - sem licença do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) e, sem autorização do Departamento Nacional de Recursos Minerais (DNPM). Eles foram encaminhados para a Polícia Federal de Cachoeiro de Itapemirim.

FIQUE SABENDO:

A Polícia Militar Ambiental esclarece que ao exercerem a extração de areia em leito de rio sem autorização do órgão ambiental estadual (IEMA), constitui crime ambiental nos termos do Artigo 55 da Lei nº 9.605/98 que prevê pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa; já a inexistência de concessão de lavra do Departamento nacional de Produção Mineral (DNPM), constitui crime na modalidade de usurpação do patrimônio da União, nos moldes do Art. 2º, da Lei 8.176/91.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard