“Bom dia, meu nome é Amilton, tenho 16 anos, tenho o sonho de ser policial militar, assim como meus familiares e amigos. Acho interessante todas as áreas da PM em especial a função do corneteiro. Estou aprendendo a tocar esse instrumento, e queria saber se há a possibilidade de conhecer o corneteiro do QCG e seu dia a dia de serviço. Desde já agradeço a atenção”.
Foi com essa mensagem pelo facebook da PMES que o estudante Amilton Carlos Banhos Júnior realizou, na tarde desta quinta-feira (17), o sonho de visitar o Quartel do Comando Geral (QCG) para conhecer as atividades desenvolvidas pelos corneteiros da Instituição. Com vários policiais na família e sempre participando de solenidades militares, o adolescente afirmou que o sonho de se tornar um policial militar foi aflorado. Outro incentivo veio com o início do aprendizado de música, nas aulas de trompete em uma igreja.
O encontro com os corneteiros da Instituição foi a oportunidade que o estudante teve de conhecer mais de perto as atividades desenvolvidas por eles e alimentar ainda mais sua vontade de também fazer parte da Corporação.
Amilton foi recebido no QCG pelo Cabo Castro e pelo Soldado Mairink, que oficialmente desenvolvem a atividade de corneteiro na Polícia Militar. Na oportunidade eles mostraram suas atuações nas atividades do quartel.
“Durante o dia somos responsáveis por realizar pelo menos seis toques de corneta. No início e no final do expediente, hasteamento e arriamento das bandeiras, além de anunciar a chegada do Comandante Geral”, explicou o Soldado Mairink.
Os corneteiros ressaltaram também que eles participam das eventos militares como a voz do comandante das solenidades, bem como na execução do toque de silêncio nas honras fúnebres. “Os comandos dados na solenidade devem ser ouvidos por toda a tropa, para isso a corneta se torna a voz do comandante, chegando assim a todos”, esclareceu o Cabo Castro.
Amilton ouviu atentamente as explicações, tirou dúvidas, e também contou sua história e perspectiva. “Sempre venho às formaturas militares, conheço os Hinos e Canções da Polícia Militar e tenho grande desejo em entrar na Instituição”, ressaltou Amilton.
O estudante visitou a sala de ensaios da Banda de Música e do Projeto Social Banda Júnior. O adolescente teve a oportunidade de executar alguns toques na corneta, para mostrar o que já aprendeu.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 363