Na tarde desta quinta-feira (30), a estagiária Maria Jassiane de Freitas Ferreira, estudante de Medicina Veterinária, propôs ao comando da Companhia Especializada de Operações com Cães (Ceoc) uma produção científica a partir dos resultados obtidos da aplicação do teste de Volhard.
O teste de Volhard é aplicado aos filhotes caninos entre o 49° e o 53° dia de nascido. O teste visa discriminar o caráter inato do cão. Suas perspectivas podem variar desde extremamente dominantes, colaboradores, ou até mesmo extremamente submissos.
A pesquisadora encontra-se no 6° período do curso de Medicina Veterinária pela Universidade de Vila Velha (UVV) e há quase dois anos trabalha na Unidade como estagiária.
Maria Jassiane destacou que o objetivo geral da pesquisa é avaliar a eficiência dos testes comportamentais e treinamentos de aptidões para a formação do cão policial, nas diversas áreas de atividade da Ceoc, com a finalidade de comprovar a eficiência dos métodos na escolha dos canídeos que irão compor o plantel na modalidade de policiamento, bem como valorizar o emprego do animal.
O comandante da Ceoc, capitão Rafael Sant'Ana Reis, destaca que trabalhos científicos visam contribuir diretamente nas ações desenvolvidas pela Companhia. “Os resultados obtidos de trabalhos científicos, com tamanha propriedade, tem auxiliado no desenvolvimento das nossas ações de rotina da nossa Unidade e no melhoramento da prestação de serviço policial militar a comunidade capixaba”, comentou.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tel 27 99625 1106 / 98823 8857