Uma equipe de profissionais da Secretaria de Estado da Justiça do Espírito Santo (Sejus) iniciou nessa segunda-feira (21) uma semana de instruções voltadas para possibilitar a implantação de um atendimento em Equoterapia, na Penitenciária Agrícola de Viana, sob supervisão de policiais do Regimento de Polícia Montada (RPMont).
As instruções estão acontecendo na sede da Cavalaria, em Carapina, na Serra, e visam apresentar os principais pressupostos teóricos e práticos da terapia, possibilitando o entendimento básico do atendimento. A ação possibilitará a formação continuada dos profissionais da Sejus, de acordo com o planejamento em conjunto das Instituições.
Os agentes participarão de instruções promovidas pela equipe interdisciplinar de Equoterapia do RPMont, por meio de palestras, atividades práticas e acompanhamento das sessões, vivenciando a prática e conhecendo as instalações necessárias para a replicação da iniciativa no contexto da Penitenciária, em Viana.
O diretor da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (PAES), Carlos Roberto Barbosa, que participa das instruções com cerca de 10 agentes selecionados, destaca que a terapia “pode ser uma ferramenta importante para a ressocialização, contribuindo para a qualidade de vida do interno, permitindo que contribuam para um objetivo nobre, interrompendo um círculo vicioso”.
O Sargento Alberto, coordenador da equipe de Equoterapia afirma que a possibilidade da criação de um novo Centro de Equoterapia no Espírito Santo é uma necessidade, devido a quantidade de pessoas que procuram o atendimento no RPMont, destacando que, embora a proposta inicial da Sejus seja de trabalhar com o público interno e ter potencial para penas alternativas, o público externo pode ser beneficiado no futuro.
As instruções acontecerão entre o dia 21 a 25 de julho, e seguem um cronograma de capacitação que está sendo planejada pela direção da PAES e pelo comando do RPMont.
A Equoterapia funciona no RPMont a quase 20 anos, e atende pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais, contando ainda com uma parceria com o Programa de Reabilitação a Saúde do Toxicômano e Alcoolista (PRESTA), para atendimento a grupos de pessoas com dependência química.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573