Na noite desta quinta-feira (04), em solenidade ocorrida no Centro de Convenções de Vitória, aconteceu a cerimônia de encerramento do Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves). O Regimento de Polícia Montada, representado pela equipe de Equoterapia, alcançou um resultado expressivo: a premiação na categoria Inclusão Social.
O Prêmio foi disputado por cerca de 260 projetos. A Equoterapia do RPMont, além de erguer o troféu da categoria Inclusão Social neste ano, já havia sido agraciada em ciclos anteriores com Menções de destaque: Atividades Interdisciplinares (2007), Atenção Psicossocial (2013) e Atitudes Empreendedoras (2014).
Após o anúncio dos finalistas na categoria Inclusão Social, a equipe da Equobrasil foi proclamada vencedora e chamada ao palco. O responsável por receber a premiação foi Josimar Vieira do Amaral, usuário do programa que literalmente foi carregado nos braços pela equipe para receber o troféu dourado de campeão.
Em clima de grande emoção, o coronel Carlos Henrique Pereira França, Comandante do CPO-M, o Tenente Coronel Lamaison Luiz da Silva Silveira, ex-comandante do RPMont, o Tenente Coronel Aleksandro Ribeiro de Assis, atual comandante do RPMont, e a equipe, bradaram a saudação da cavalaria, silenciando o público presente, que em seguida aplaudiu entusiasmadamente.
Para o Tenente Coronel Assis, “é uma alegria receber tal reconhecimento, pois o RPMont trabalha para oferecer o que tem de melhor aos cidadãos, seja na atividade de policiamento ou em ações sociais pertinentes ao emprego do cavalo". O Comandante do Regigemento afirmou ainda que a noite pertence à equipe de trabalho, que conduziu durante o ano aterapia no interior do quartel.
O Sargento Alberto, coordenador do Projeto, destacou que o mérito alcançado é fruto de trabalho de toda a equipe, que buscou a cada ano o aperfeiçoamento de suas práticas e parcerias que agregassem valor e apoio interno. "A Equoterapia não é realizada apenas pelos cinco policiais que atuam no projeto. Os veterinários, ferradores, tratadores, que trabalham na rotina do quartel permitem que os cavalos, nossas estrelas, estejam em condições de atender aos praticantes inscritos no programa", afirmou o Sargento.
A Equoterapia do RPMont funciona na sede da Unidade e realiza cerca de 60 atendimentos semanais a praticantes com diversos diagnósticos. Além disso, o projeto participa de iniciativas como a "Patrulha da Alegria" e visitas previamente programadas.
Informações à Imprensa:
Coronel Antonio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573