Governo do Estado do Espírito Santo
15/01/2014 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h19

Equipe de Explosivistas da Polícia Militar verifica artefato em Jardim da Penha


Na manhã desta quarta-feira (15), a equipe de explosivistas do Batalhão de Missões Especiais (BME), foi acionada para verificar um artefato encontrado dentro de um aparelho de telefone público em Vitória.

Um técnico em telefonia, enquanto fazia manutenção em um dos orelhões do bairro Jardim da Penha, deparou-se com um estranho artefato deixado dentro do aparelho. Receoso, o funcionário ligou para a Polícia Militar que acionou a equipe de explosivistas do BME.

Utilizando as técnicas adequadas, os policiais retiraram o objeto e, ao desmontá-lo, constataram que se tratava de um equipamento que não oferecia nenhum risco de explosão.

“Embora este objeto não ofereça perigo, a conduta do técnico foi a mais adequada. Ao se deparar com algum equipamento estranho, que esteja em um local onde não deveria estar a pessoa deve controlar sua curiosidade e evitar mexer ou desmontá-lo, pois as consequências podem ser muito graves. Não são incomuns as ocorrências em que criminosos preparam armadilhas para ferir pessoas inocentes.”, disse o Ten Orlando, Comandante da equipe de explosivistas do BME.

O Tenente-Coronel Ramalho, Comandante do BME, disse que o trabalho da equipe de explosivistas exige alto grau de treinamento, atenção e cuidado.

Segundo o oficial superior, os policiais que se propõem a compor esta equipe precisam antes participar do Curso Técnico de Explosivista Policial (CTEP). Durante o curso o policial irá adquirir os conhecimentos necessários para realizar operações antibombas, varreduras preventivas, vistoria em local sob ameaças e as condutas adequadas para se evitar um acidente. “O próximo curso está previsto para iniciar no dia 06 de outubro, com duração até 14 de novembro, totalizando 200 horas aula. Para participar o policial precisa cumprir diversos requisitos, dentre eles, ser formado no Curso de Ações Táticas Especiais (CATE), também oferecidos pelo BME.”, finalizou o coronel Ramalho.

Hoje a equipe de explosivistas é coordenada pelo tenente Orlando Souto Melo, 1º oficial habilitado no Estado a atender ocorrências desta natureza.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard