O atendimento às pessoas com deficiência por meio da Equoterapia pode, em breve, ser ampliado no Estado.
No intuito de avaliar o espaço físico e a quantidade de cavalos disponíveis, uma equipe do Regimento de Polícia Montada (RPMont) visitou, nesta quarta-feira (18), a Penitenciária Agrícola de Viana para dar continuidade ao projeto de parceria com a Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS).
Representando o Regimento, o Tenente Coronel Lamaison, Comandante do RPMont, o Sargento Alberto, psicólogo da equipe de Equoterapia, e a fisioterapeuta voluntária, Edilaine Mazolini, orientaram os representantes da SEJUS a respeito do espaço físico adequado para os trabalhos, além de realizar uma pré-seleção de equinos disponíveis, iniciando um planejamento para o atendimento terapêutico na Unidade Prisional.
O diretor da Unidade Prisional, Carlos Roberto Barbosa, salientou que a inserção da equoterapia tem a finalidade de reintegrar o interno à sociedade. “Nossa intenção é oferecer todo benefício que o Estado possui e poder proporcionar à comunidade do entorno, e mostrar a realidade prisional, onde o interno passa por um círculo vicioso que dificulta sua reinserção na sociedade”, afirmou. Também recepcionaram a equipe do RPMont, a psicóloga Celeste Conceição Almeida e a supervisora administrativa, Zizi Dias Pereira, como representantes da SEJUS.
O esforço em comum visa a criação de um projeto de atendimento em Equoterapia na Penitenciária Agrícola de Viana, aproveitando os equinos disponíveis na Unidade Prisional. Inicialmente, a reinserção de internos será realizada sob orientação de uma equipe interdisciplinar da SEJUS, capacitada pelo RPMont. De acordo com o Sargento Alberto existe a possibilidade de a população em geral ser contemplada com novas vagas para a terapia.
Para o Tenente Coronel Lamaison, o RPMont está aberto às iniciativas que visem o bem-estar social. “Dentro de nossas atribuições e competências, pretendemos oferecer toda a assistência necessária para que o projeto de Equoterapia da SEJUS torne-se realidade, beneficiando não só os internos, mas a sociedade como um todo”, destacou.
A visita à SEJUS faz parte de iniciativa da Equipe de Equoterapia para disseminar a prática no Estado, por se tratar de uma terapia cara e com poucas vagas disponíveis para a população. Além dessa parceria, representantes de diversas secretarias da Prefeitura de Vitória realizaram visita técnica ao RPMont na última quinta-feira (12), no intuito de avaliar a possibilidade da criação de um espaço terapêutico na capital, em face da demanda observada para o atendimento às pessoas com deficiência no Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573