Governo do Estado do Espírito Santo
14/12/2017 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 14h16

Emoção marca solenidade de aniversário de 25 anos do RPMont

Os 25 anos do Regimento de Polícia Montada da PMES foi revivido e comemorado com muita emoção durante solenidade realizada na noite desta quinta-feira (14), no espaço Cenarium Hall, em Serra.
Uma data memorável, que reuniu em um mesmo ambiente a maioria dos protagonistas desta história, desde o primeiro comandante até o último, dentre vários personagens que já deram sua contribuição para a unidade e os que fazem parte do time atual.

A solenidade ainda foi abrilhantada com a presença do lendário e respeitado 1º Comandante da Cavalaria da PMES, o Coronel da reserva Carlo Marx Siqueira Rocha, bem como dos Coronéis ex-comandantes, Lamaison Luiz da Silva Silveira, Dejanir Braz Pereira da Silva, Antônio Carlos Rocha Loureiro, Paulo Cesar Batista Moreira, José Alves Carneiro, Renato Luiz de Oliveira, Carlos Alberto Gomes Filho, e também do Coronel Carlos Henrique Pereira França, o oficial que mais tempo permaneceu no comando do RPMont, com seis anos de dedicação.

Também foram prestigiar a cerimônia o Coronel Aleksandro Ribeiro de Assis, atual Comandante de Polícia Ostensiva Noroeste e o Coronel Márcio Eugênio Sartório, cavaleiro heptacampeão nacional hoje à frente da Diretoria de Saúde – ambos ex-co andantes do RPMont. Também se fez presente o Coronel Carlos Magno da Paz Nogueira, oficial que doou o primeiro equino, o cavalo 001 da história da Cavalaria, outrora batizado de “Conganas”, que em espanhol significa “com vontade”, “com determinação”.

Também estiveram presentes o Comandante de Polícia Ostensiva Especializado, Coronel Antônio Marcos de Souza Reis; o Diretor de Comunicação Social, coronel Francisco José Silva Gomes e os anfitriões, tenente-coronel Rodrigo Araújo Bulhões, atual Comandante do RPMont e a Major Laysa Gadioli, subcomandante.

O local do evento estava decorado caracteristicamente, com ornamentações em fenos que ambientaram os presentes, trazendo-os para a realidade do Regimento. A solenidade ainda contou com a apresentação da banda de Música da PMES, que emocionou a todos ao tocar a canção da Cavalaria. Mais de 30 pessoas, entre autoridades militares e civis foram agraciados com a “Medalha Conganas”, por prestaram relevantes serviços em prol da unidade.

Muito emocionado, o atual Comandante do RPMont, tenente-coronel Rodrigo Araújo Bulhões contou um pouco da história do Regimento, destacando o apoio das polícias militares de outros estados, especialmente a de Minas Gerais, que nos idos de 1992, chegou a enviar homens e cavalos do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes da PMMG, para ensinar toda técnica de equitação policial, dando assim início ao Policiamento Ostensivo Montado no Estado do Espírito Santo.

“Só tenho a agradecer aos primeiros cavalarianos, que honrando o nome do equino 001, não mediram esforços naquela dura empreitada e deram o verdadeiro exemplo aos que os sucederam, de como trocar estribos, e estreitar a camaradagem, sem a qual não seria possível vencer os dias na transposição dos montes e chegar até aqui como estamos hoje. Respeito, camaradagem, lealdade e profissionalismo sempre foram os nossos valores, sem os quais não cavalgaríamos tão longe”, reconheceu.

O Comandante do CPOE, Coronel Souza Reis, também emocionou-se ao falar do legado deixado pelos comandantes e pela tropa que foi sinônimo de união desde o 1º esquadrão até a formação do Regimento.
“Precisamos reconhecer diariamente a herança deixada por aqueles profissionais que, com sua dedicação, sacrifício e abnegação, ajudaram a construir a história da Cavalaria. Esse trabalho exige paixão. Pelo cavalo. Pelas pessoas. Comprometer-se sentimentalmente com o que é feito aqui. Seja no policiamento, no hipismo, no choque montado, na equoterapia, nos projetos sociais, esta tropa sempre trabalhou com o coração, com dedicação e com força de vencer. Parabéns a todos os envolvidos nessa linda história, que nos emociona toda vez que é contada”, celebrou.

Ao final, a equipe da equoterapia e Escola Viva prestaram uma primorosa homenagem aos 25 anos da Cavalaria, encerrando a solenidade ao som do concerto da Banda de Música da PMES, que fechou com uma trilha sonora admirável e digna de um evento histórico.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tel 27 99625 1106 / 98823 8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard