Na tarde desse domingo (31), dois suspeitos foram detidos por militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) por posse irregular de arma de fogo e manutenção de pássaros silvestres em cativeiro, em Conceição da Barra. Ao todo foram apreendidos duas espingardas, oito pássaros silvestres e equipamentos para recarregar munições. O fato ocorreu na localidade de Queixada, zona rural.
Durante o patrulhamento numa área de eucalipto, vigilantes de uma empresa avistaram dois suspeitos, um homem de 51 anos e um adolescente de 17 anos, sendo que um deles portava uma espingarda de fabricação artesanal. A equipe solicitou o apoio do BPMA para proceder à busca pessoal e identificação dos abordados.
Nenhum deles portava documento de identificação, sendo conduzidos até a residência, que era próxima, para apresentá-los. No local foram avistadas diversas gaiolas com pássaros silvestres em cativeiro, sendo quatro coleiros, dois gaturamos, um papagaio e um curió, espécie atualmente ameaçada de extinção. Os animais não possuíam anilhas de identificação e registro no IBAMA, autorizando a criação das aves. Durante a fiscalização na casa, outra espingarda de fabricação artesanal foi localizada, além de facões e frascos de chumbo, pólvora e espoletas.
Por se tratar de crime ambiental, o homem foi detido e o menor apreendido por posse irregular de arma de fogo e por manter pássaros da fauna silvestres em cativeiro sem autorização do órgão competente. Os infratores foram encaminhados ao plantão policial de São Mateus juntamente com os materiais apreendidos.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Aldalea Antunes Beltrame
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573