Na manhã de ontem (17), dois papagaios da espécie Chauá, ameaçada de extinção, foram resgatados de cativeiro em uma residência no bairro Matilde, em Alfredo Chaves. O infrator responderá por crime contra a fauna brasileira.
Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foi até o local verificar os fatos, após receber denúncias. Em fiscalização, o dono da propriedade informou a existência dos dois papagaios no viveiro e disse que trouxe as aves de Presidente Kennedy. Disse também que as aves foram retiradas do ninho filhotes e desde então mantêm em cativeiro. Porém, os policiais perceberam os papagaios com aspectos selvagens.
Questionado sobre a documentação necessária para possuir as aves em cativeiro o cidadão informou não possuir autorização dos órgãos ambientais competentes para manter as aves.
Diante disto, as aves foram apreendidas e encaminhadas para a sede 2º Pelotão da 1ª Companhia do BPMA. Por ser crime manter animais silvestres em cativeiro sem a devida licença ambiental, o infrator assinou o Termo Circunstanciado e comparecerá ao Juizado Especial. A pena prevista é a detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573