Governo do Estado do Espírito Santo
10/10/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 15h13

Dois homens são detidos pela Polícia Ambiental em Santa Leopoldina e Jaguaré

Nesta sexta-feira (10), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) esteve na localidade de Pedra Branca, município de Santa Leopoldina atendendo denúncias de caça de animais silvestres. As equipes apreenderam armas, pássaros silvestres, munições e apetrechos de caça. Um dos detidos foi flagrado saindo do interior da mata.


Durante a abordagem em três residências, os policiais encontraram sete trinca-ferros, dois coleiros e um canário-da-terra, todos sem o devido registro, além de gaiolas e armadilhas conhecidas por alçapão.

Como no teor das denúncias havia informações de que os suspeitos também possuíam armas de fogo, a equipe apreendeu duas espingardas calibres 36 e 40, partes de uma arma de fogo de fabricação caseira, seis pios de caça, cinquenta e duas espoletas, sete armadilhas municiadas conhecidas por canhão, recipientes contendo esferas de chumbo e pólvora, além de trinta e quatro cartuchos de diversos calibres.

Um dos proprietários das armas e apetrechos de caça foi conduzido para o DPJ de Santa Leopoldina juntamente com todos os objetos apreendidos. Outros dois não foram encontrados, porém qualificados em boletim de ocorrência ambiental.

Os pássaros apreendidos foram encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), sediado no município de Aracruz onde receberão atendimento veterinário, alimentação apropriada em espaço físico adequado até que possam voltar à natureza.

Em Jaguaré:

Já no município de Jaguaré, na mesma data durante a noite em patrulhamento preventivo de rotina, outra equipe do BPMA esteve na Reserva Biológica de Sooretama, na localidade de Córrego da Abóbora, e após realizarem incursões na mata perceberam vestígios da ação de possíveis caçadores, sendo montado uma campana em um dos pontos de saída da mata.

Após três horas de espera, a equipe flagrou um homem de 24 anos saindo da mata portando uma espingarda calibre 36, com 05 cinco munições, uma lanterna e um facão.

O suspeito de estar caçando foi conduzido até a Delegacia de Policia Federal de São Mateus, juntamente com todos os objetos apreendidos.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard