Na tarde desta sexta-feira (11), a Polícia Militar Ambiental (BPMA) deteve dois homens por desmatamento de vegetação de Mata Atlântica, às margens de um córrego no Balneário de Carapebus, no município de Serra. A área degradada totaliza 3.500 m². O objetivo dos infratores era iniciar a ocupação irregular do local.
Em atendimento à denúncia anônima sobre desmate e ocupação clandestina, uma equipe do BPMA, em ação conjunta com agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) do município, estiveram no local e flagraram dois homens iniciando uma construção, utilizando a madeira resultante do corte das árvores. A guarnição também verificou que, além do corte de árvores nativas, havia indícios de queima de vegetação e corte de barranco.
Todas as atividades foram realizadas em área de preservação permanente, às margens do Córrego Bicanga, e não estavam licenciadas pelos órgãos ambientais. Ao todo foram degradados 3.500 m² de Mata Atlântica.
Por ser crime ambiental destruir floresta considerada de preservação permanente e realizar obras com potencial poluidor sem autorização dos órgãos ambientais, os infratores foram encaminhados ao plantão policial de Serra.
Os militares informaram que a pena prevista para quem danificar vegetação nativa é de um a três anos de detenção, além de multa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573