Conforme previsto no Plano Diretor de Ensino Instrução e Pesquisa – 2015/2016, a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) realizou a pesquisa de avaliação do ensino policial com todos os Aspirantes a Oficial, egressos do Curso de Formação de Oficiais (CFO/2012-2014).
Em razão da elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) para o CFO, executado entre os anos de 2012 e 2014, a DEIP estabeleceu novos parâmetros pedagógicos para a realização daquele curso. Privilegiou-se uma abordagem pedagógica fundamentada num sistema de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que possibilitasse a “autonomia intelectual” do futuro oficial, necessária ao desempenho de suas funções e encargos na PMES.
A pesquisa visa avaliar o referido Curso de Formação de Oficiais, para verificar se o sistema de competências adotado no Projeto Pedagógico contribuiu para a melhoria do desempenho profissional qualificado do oficial recém-formado, compatível com o perfil do egresso estabelecido naquele projeto.
A etapa correspondente à aplicação do instrumento de pesquisa (questionários) aos Aspirantes a Oficial aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro, nos seguintes locais, de acordo com a proximidade geográfica de lotação de cada Aspirante a Oficial: Vitória (Quartel do Comando Geral – QCG), Linhares (12º BPM), Nova Venécia (2º BPM), Aracruz (5º BPM) e Cachoeiro de Itapemirim (9º BPM).
Com os resultados da pesquisa, será possível fornecer critérios para a tomada de decisão de diretrizes institucionais acerca da formação do Oficial e, consequentemente, melhorar o serviço prestado pela Polícia Militar, tanto no âmbito interno quanto junto à comunidade em que aquele profissional atua.
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