Inclusão Social, esta foi a bandeira levantada pela Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), através da Coordenação Estadual do PROERD/ES, fechando as festividades pelo aniversário de 15 anos do PROERD no Espírito Santo, realizando, na noite desta sexta-feira (27) o lançamento do livro do estudante para o 5º ano do ensino fundamental na LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. O lançamento aconteceu no cerimonial da Associação de Cabos e Soldados da PMES e foi cercado de grande emoção por parte dos técnicos envolvidos, dos oficiais da PMES e dos familiares presentes.
Para o Diretor de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES, Coronel Carlos Henrique Pereira França, esta é, sem dúvida, a homenagem mais importante dos 15 anos de PROERD no Espírito Santo; "Essa noite é especial, hoje firmamos um marco na inclusão social da criança e do adolescente através do PROERD. Esse livro do estudante em LIBRAS significa dignidade e respeito à criança com necessidades especiais, estamos felizes, nos sentimos realizados e parabenizamos o corpo técnico que tornou essa conquista em realidade e com eles os Cabos Duarte e Wagner que nos representaram neste processo. Esta é uma reinvindicação de nossos instrutores em todo o Estado para que os alunos do PROERD com necessidades especiais tenham como acompanhar o aprendizado em sala de aula juntamente com os demais alunos sem se sentirem excluídos, afinal as drogas também são oferecidas à eles e estes precisam saber como lidar com esse oferecimento usando as estratégias do PROERD para dizer não”; afirmou.
O Livro em LIBRAS foi concebido por uma equipe de técnicos da EEEM Fernando Duarte Rabelo, tendo como orientadora a professora Arydene Duarte Olindino que enfatizou que no início disse para sua equipe que estavam diante de um grande desafio; ”Quando entrei na sala e apresentei este projeto para a equipe todos se assustaram, não acreditavam que seriamos capazes de um feito tão grande, mas conversamos, montamos um programa de trabalho e encaramos com muito carinho e responsabilidade esse desafio. Hoje ele está aqui em nossas mãos, o livro PROERD para o 5º ano é uma realidade, nós conseguimos”, disse a professora levantando e mostrando para todos o exemplar do livro.
Além do Coronel Diretor da DDHPC, o evento foi prestigiado pelo Diretor Adjunto DDHPC Tenente Coronel Jailson Miranda, pelo Coordenador Estadual do PROERD, Capitão Valc Angelo Rufino, pelo Chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional da DDHPC, Major Sandro Campos, do Diretor da EEEM Fernando Duarte Rabelo, Sr. Paulo Andrade, além de familiares e equipe da DDHPC.
Um momento de grande emoção do evento foi a chegada de uma aluna do PROERD que necessita do novo livro do estudante em LIBRAS pois ela tem necessidades especiais quanto a fala. Sorridente, a aluna Rayssa Chaga Ribeiro chegou para o evento participando de todas as homenagens acompanhada de uma técnica em LIBRAS.
Encerrando as homenagens os oficiais presentes fizeram a entrega de um certificado de Honra ao Mérito e um Daren (mascote do PROERD) de pelúcia para toda a equipe envolvida no projeto.
O livro do estudante em LIBRAS estará disponível para os instrutores capixabas já a partir do primeiro semestre de 2016, segundo informações do diretor adjunto da DDHPC Tenente Coronel Miranda, “Este é um trabalho pioneiro do PROERD Espírito Santo e nossa intenção é disponibilizá-lo para todo o Brasil. Aqui no estado ele já estará pronto para os instrutores no começo das aulas em 2016 nos 57 municípios que o PROERD é aplicado e vamos estender ainda mais nossos atendimentos. Mas não para por ai, nossa próxima meta é desenvolver o livro do estudante em BRAILE que é o sistema de leitura feito com o tato para cegos e vamos trabalhar com toda nossa equipe para alcançar esse objetivo e mais uma vez, incluir a criança e o adolescente no aprendizado para evitar o uso de drogas”; afirmou.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573