Governo do Estado do Espírito Santo
13/04/2015 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 09h53

Diretoria da PMES lança relatório de prestação de contas

Com o objetivo de prestar contas de sua atuação, a Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) acaba de lançar o relatório “DDHPC: história, conquistas e perspectivas”. A publicação apresenta os resultados obtidos de 2007 a 2014 pela, inicialmente, Coordenação Estadual de Polícia Interativa e a então DDHPC.

O relatório é dividido em quatro partes, nas quais é possível acompanhar o histórico da Polícia Comunitária no mundo, no Brasil e no Espírito Santo; a prestação de contas propriamente dita, com os resultados das ações empreendidas pela PMES no sentido de prevenir a ocorrência criminal; a atuação e importância do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), e, por fim, as projeções que a Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária faz para o biênio 2015-2016.

O Proerd surgiu no Espírito Santo em 2000 e, desde então, foram formados cerca de 500 instrutores e atendidos mais de 257 mil alunos em todo o Estado.

“A partir da experiência do passado e da avaliação do presente, projetamos o futuro que desejamos em policiamento interativo. Cabe à sociedade e estado, junto à PM, colaborar para que os resultados que estão por vir sejam ainda melhores e que os projetos atinjam mais pessoas, principalmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, afirma o Coordenador Estadual de Polícia Comunitária e Diretor Adjunto da DDHPC, tenente-coronel Jailson Miranda, que também foi o responsável pela produção do relatório.

De acordo com o Diretor da DDHPC, coronel Carlos Henrique Pereira França, o registro da história e das conquistas da diretoria na prestação de contas é importante porque “resgatando nossa história e trabalhando para que o futuro seja melhor, a segurança deixará de ser apenas uma sensação e passará a ser uma realidade, da qual todos são, ao mesmo tempo, protagonistas e beneficiários”.

“A DDHPC tem dado sobejas mostras de que a dedicação de nossos homens e mulheres pode produzir transformações significativas na realidade social. Muito além do atendimento de ocorrências policiais e patrulhamento de rotinas, há muito espaço para a atuação da Polícia Militar como uma polícia cidadã e protagonista na transformação da realidade. Lanço o desafio de continuidade sem continuísmo, de inovação com respeito às tradições e de enriquecimento da atividade policial, por intermédio da constante valorização da cidadania, dos direitos humanos e da ordem democrática”, ressalta o comandante geral da PMES, coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento.

A publicação ainda será entregue aos diretores, comandantes de unidades da PMES, além de secretários de Estado que servirá para avaliação dos trabalhos de comunitarização e social desenvolvidas pelas Unidades da PMES. O comandante geral da PMES também fará a entrega do relatório aos comandantes gerais dos 26 Estados e Distrito Federal no encontro do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG).

O relatório encontra-se disponível para visualização e download por meio do link http://www.pm.es.gov.br/download/policiainterativa/Relatorio_PM_10-03-15_FINAL.pdf

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard