A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Polícia Militar do Espírito Santo, juntamente com o engenheiro e técnicos da empresa TeleHard, prestadora do serviço de manutenção do sistema de radiocomunicação da PMES, vem desenvolvendo diversas propostas e soluções técnicas capazes de recuperar equipamentos desgastados e sem condições de uso. Uma nova solução arquitetada pela Diretoria trata-se da recuperação de antenas dos rádios portáteis, conhecidos por HT.
O equipamento é utilizado nas mais diversas modalidades de policiamento, e seu frequente uso provoca desgastes acentuados em seus componentes, sendo as antenas um dos mais prejudicados com o seu ressecamento e posterior quebra, deixando à mostra a antena espiral, que é responsável pela irradiação dos sinais de rádio.
Existem hoje cerca de 2230 rádios HT de uso da Polícia Militar, e após levantamentos junto às empresas que comercializam esses equipamentos, contatou-se que a compra de novas antenas custaria algo em torno de R$ 288 mil aos cofres públicos. Porém, com a utilização da nova técnica, a restauração dessas antenas custará ao todo cerca de R$ 5 mil.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573