Governo do Estado do Espírito Santo
17/11/2016 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 12h05

Diretores da PMES reúnem-se com auditores do Tribunal de Contas da União

Na tarde desta quinta-feira (17), diversos coronéis diretores, do Estado Maior Geral (EMG), do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM) e do Comando de Polícia Ostensiva Especializado (CPOE) estiveram reunidos com auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) para realizar a segunda etapa do Levantamento de Governança de Segurança Pública, que consistiu na realização de um grupo focal mediado pelos auditores Cláudia Vieira Pereira e Ícaro Pontes Azevedo e os oficiais.

O primeiro Levantamento de Governança de Segurança Pública foi realizado em 2013, o qual foi restringido às secretarias estaduais. Naquele ano, 25 das 27 unidades da federação participaram do levantamento. O primeiro trabalho buscou conhecer e avaliar aspectos de governança e de gestão da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e das Organizações de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal (OSPE). O resultado desse trabalho estabeleceu um Índice de Governança de Segurança Pública (iGovSeg). Ao final do levantamento, o Espírito Santo ficou em 3º lugar no índice de satisfação, dentre as unidades federais que participaram das etapas.

Com o intuito de construir uma série histórica do iGovSeg, por meio da qual possam ser identificados avanços ou retrocessos na governança dos órgãos estaduais responsáveis pela segurança pública no país, os coronéis das diretorias relacionadas aos aspectos de governança e gestão responderam ao questionário, bem como participaram do grupo focal.

Durante a reunião, foram discutidos assuntos sobre a relação da polícia com a comunidade e com os órgãos que compõe o sistema de segurança pública estadual. O Coronel Cristhian Tatagiba Franco, diretor da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), explicou a transparência da PMES com os demais órgãos de segurança pública relatando o contato desde a fiscalização do Ministério Público para com os procedimentos da Corregedoria da PMES, bem como a transparência dos processos da Corregedoria que são enviados ao Ministério Público Estadual.

Perguntado sobre a limpidez para com a comunidade sobre a efetividade da Polícia Militar no combate ao crime, o Coronel Tatagiba respondeu que existe transparência do banco de dados sobre os índices de criminalidade combatidos pela PMES.

O Chefe do Estado Maior Geral (EMG), Coronel Jailson Miranda destacou que o Espírito Santo é um dos pioneiros nos conselhos comunitários. “O Batalhão realiza o levantamento dos índices de criminalidade local e repassa para os comandantes de companhias, que demonstram esses números aos conselhos locais”, informou.

Segundo os auditores a posição do Espírito Santo em 2013 foi satisfatória e acredita que ao final desse novo relatório, em janeiro de 2017, o nível de governança esteja.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard