No V Encontro da Comunidade Proerd, a Polícia Militar trata o tema “Direitos Humanos: Coisa de Polícia. O evento é realizado nesta segunda-feira (24) e reúne policiais militares, instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), e outras autoridades civis e militares, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, em Vitória. Cerca de 350 pessoas participam do encontro, que é organizado pela Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunica (DDHPC).
Entre os presentes estavam o vice-governador, César Colnago, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, o Chefe do Estado Maior Geral, coronel Lamaison Luiz da Silva Silveira e o Comandante de Polícia Ostensiva Especializada (CPOE), coronel Laercio Oliveira, entre outras autoridades que prestigiaram a abertura do evento.
Na oportunidade, o vice-governador, César Colnago, destacou que “o Proerd realiza um trabalho de extrema importância nas escolas e nas comunidades. É fundamental essa ação conjunta entre o Policial Militar, professores, estudantes, família e comunidade. As instituições precisam estar afinadas para atuar na prevenção da violência, dos vícios e promover o bem-estar da nossa população. Parabenizo a todos os envolvidos nesse trabalho que gera resultados muito benéficos, pois é bem mais fácil prevenir do que resolver os problemas já instalados”.
O Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel Jailson Miranda, que atualmente também responde pela Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunica (DDHPC) da PMES, ressaltou que o encontro visa valorizar e integrar os instrutores Proerd, prestar contas dos serviços prestados pela DDHPC, difundir as metas que visam ampliar o número de municípios e crianças atendidas pelo programa, além de outros objetivos.
Após a abertura oficial, os instrutores assistiram a um vídeo, em que crianças atendidas pelos Proerd mandavam mensagens de carinho e gratidão aos policiais que desenvolvem esse trabalho de prevenção. Logo em seguida receberam a visita da mascote do Proerd, o Daren, e o Policial Interativo. Juntos cantaram a Canção do Proerd.
A programação matinal contou ainda com uma apresentação dos resultados já alcançados pelos Proerd, nesses mais de 10 anos que o programa é desenvolvido no Espírito Santo. O Chefe da Seção de Prevenção Ativa da DDHPC e Coordenador Estadual do Proerd, capitão Valc Rufino, destacou o número de alunos formados pelo Proerd, os municípios atendidos pelo programa no Espírito Santo e o número de instrutores formados desde o ano 2000, quando o programa teve início no estado. Em seguida foram ministradas três palestras, com os temas: “Segurança Pública e Direitos Humanos”, proferida pelo subsecretário de Estado de Direitos Humanos, Júlio Pompeu; “Rotam: a técnica policial sob a ótica dos direitos humanos”, promovida pelo major Renato Cristelo de Moares e “A atuação do BME no controle de Distúrbio Civil: Uma análise com o foco na filosofia dos Direitos Humanos”, ministrada pelo capitão Fabrício Borlot Soares.
Na parte da tarde foram programadas uma apresentação cultural com o grupo teatral Bop de Cristo, apresentação do documentário “Inferno”, o crack pelo ponto de vista do usuário e ex-usuários, o Briefing sobre a problemática de abuso de drogas e a apresentação de um aplicativo educativo.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573