Governo do Estado do Espírito Santo
28/05/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h22

Dia Mundial sem Tabaco: Polícia Militar realiza ação para incentivar fumantes a largar o vício

No dia 31 de maio, data em que é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco, uma ação para lá de especial será realizada, às 9h30, pela Polícia Militar no Terminal de São Torquato, em Vila Velha. Crianças e adolescentes que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) farão um trabalho de abordagem, para orientar as pessoas sobre os malefícios do cigarro. A ideia é fazer com que os fumantes tentem ficar pelo menos um dia sem fumar, para ter disposição de largar o vício.

Ao todo, 30 crianças que cursam o 7º ano do ensino fundamental em uma escola de Vila Velha vão participar da ação. Eles estudam a 4ª lição da cartilha do Proerd, que fala sobre os males do cigarro. "A ação é mundial, um dia para o mundo pensar nos efeitos maléficos do cigarro. Por isso, nada melhor que envolver os alunos em uma atividade prática, que pode mudar o comportamento das pessoas. Será um incentivo para quem quer largar o vício. Se um fumante conseguir deixar de fumar um único dia, verá que pode viver sem o cigarro e ter mais saúde, mais qualidade de vida", disse o instrutor do Proerd, cabo Ronaldo Duarte.

Esta é a terceira edição do evento. Durante a ação, as crianças também farão a entrega de folhetos informativos sobre as consequências do cigarro. "Quem fuma está sujeito a diversas doenças como câncer de boca, garganta, laringe, faringe, estômago, bexiga e o mais mortal deles, o câncer de pulmão, além de derrames e trombose. Saber disso pode ser um incentivo para quem pensa em viver mais e melhor", explica o cabo Ronaldo Duarte.

O Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é desenvolvido pela Polícia Militar capixaba há onze anos. O programa é voltado para alunos do ensino fundamental do 5º ano, com idades entre 9 e 12 anos e do 7° ano, com idades entre 12 e 16 anos. Crianças e adolescentes participam de aulas educacionais lúdicas e técnicas, ministradas nas escolas por instrutores militares, a fim de que aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard