A solenidade em comemoração ao dia do soldado reuniu mais de mil policiais militares no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica. O evento, realizado na manhã desta quinta (25), foi uma homenagem não somente aos soldados, mas a todos os militares que se dedicam diariamente à comunidade.
Entre os presentes estiveram o comandante geral da PMES, coronel Anselmo Lima, o vice-prefeito de Cariacica, Geraldo de Oliveira Júnior, comandantes das unidades da Região Metropolitana da Grande Vitória, além de representantes da Polícia Federal, Polícia Civil e Capitania dos Portos.
Além do desfile militar e da mensagem do comandante, foi feita a homenagem ao destaque operacional da PMES do 1º semestre de 2011. O 1º sargento Victor dos Anjos, que tem 40 anos e atua no Grupo de Apoio Operacional (GAO) do 6º Batalhão, recebeu a condecoração. Entre diversos militares estaduais, ele foi eleito destaque pelo desempenho nas atividades operacionais, na prevenção e repressão ao crime e na assistência à sociedade.
“Tudo acontece na hora certa. Minha maior satisfação é ver a alegria dos meus amigos de farda ao verem que eu fui escolhido como destaque operacional. Nesses 18 anos de Polícia Militar, a experiência que adquiri devo muito aos policiais com quem trabalhei e isso não é um reconhecimento pra mim, mas para todos que trabalham comigo”, disse o sargento Victor.
Cerca de 80 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 14 anos, da Escola Municipal Almerinda Portela, de Vila Progresso, em Cariacica, e da Escola de Ensino Infantil Manoel Evencio de Nova Bethânia, em Viana,também assistiram à solenidade.
A professora Thatiana ressaltou a importância desse contato das crianças com os militares: “Aqui as crianças podem ver a organização e a disciplina, que e é o que tentamos trabalhar com elas na escola.”
Dia do Soldado
A data foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias - patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.
Soldado é uma graduação da base da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir. No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908, que o define como atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. No caso das polícias militares o serviço é voluntário, e são responsáveis pela manutenção da ordem pública e segurança pública, além de serem força auxiliar do exército.
A carreira militar proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3636-8717 / 9709-9153 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br