Com um grupo de 22 policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), foi realizada na terça-feira (23) uma subida à Área de Proteção Ambiental (APA) Mestre Álvaro, como forma de comemorar proativamente o primeiro Dia Estadual do Policial Militar Ambiental, criado pela Lei nº 10.231 de 2014, publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 28 de maio, que coincide com o Dia da Árvore, 21 de setembro.
Durante os 3,1 km de subida, o grupo fardado realizou também fiscalizações em busca de vestígios da ação de caçadores de traficantes de animais e de extratores da flora nativa; como resultado, foram detidos na região três indivíduos que realizavam captura de aves nativas e apreendidos quatro coleiros, quatro gaiolas e duas armadilhas conhecidas como alçapão. Além disso, foi realizada a coleta de todo o lixo encontrado ao longo da trilha e foram feitos vários registros fotográficos e filmagens que serão utilizados em palestras de educação ambiental, podendo servir ainda para avaliações e comparações da evolução da flora na região.
Além de parte do efetivo do BPMA, a subida contou com o apoio de uma guarnição do Corpo de Bombeiros e de um guia que é servidor da Prefeitura Municipal da Serra.
Segundo o comandante do BPMA, tenente-coronel Francisco José Silva Gomes, “o evento contribuiu para reforçar de forma mais contundente a presença da Polícia Militar Ambiental na Unidade de Conservação, prevenindo eventuais danos contra aquele espaço territorial protegido, e serviu para que fosse ministrado treinamento de fiscalização e educação ambiental ao efetivo do BPMA na busca incessante pela melhoria na qualidade dos serviços prestados à população”.
Saiba mais sobre a APA Mestre Álvaro:
O Mestre Álvaro é uma unidade de conservação de uso sustentável, categoria APA (Área de Proteção Ambiental), e está localizada na zona rural do município da Serra. É um maciço rochoso que se destaca na paisagem regional com 833 metros de altitude máxima. Pela sua localidade e singularidade, representa um monumento de grande beleza cênica e importância paisagística, cultural, histórica, e arqueológica para a região.
O nome é uma homenagem do Padre Jesuíta Braz Lourenço (Fundador da Serra) ao Capitão e Mestre de Navio de nome Álvaro da Costa, filho do segundo Governador Geral do Brasil, Dom Duarte da Costa.
A Lei Estadual de nº 4.507, o transformou em Área de Proteção Ambiental Estadual (APA), categoria que permite a ocupação humana controlada no seu interior e o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573