Na tarde desta terça-feira (15), 17 animais silvestres mantidos em cativeiro de forma ilegal foram resgatados pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em Cariacica. Os policiais chegaram até os infratores após denúncias. Os responsáveis responderão por crime contra a fauna brasileira. As ações se concentraram nos bairros Santana e Presidente Médici.
Em duas residências no bairro Santana os militares apreenderam um total 11 animais, sendo dois macacos sagui, seis coleiros, três coleiros-estrelinha e um canário-da-terra. Já no bairro Presidente Médici, mais seis coleiros foram recolhidos em uma única residência. Todos os animais eram mantidos cativos de forma ilegal, sem o registro junto ao IBAMA e serão encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, para tratamento veterinário e reabilitação para vivência no habitat natural.
A Polícia Ambiental informa que a manutenção de animais silvestres em cativeiro sem autorização do órgão ambiental é crime, com pena prevista de seis meses a um ano e multa. O cidadão que deseja ser criador de pássaros deve se cadastrar junto ao IBAMA a fim de obter autorização para adquirir aves oriundas de criadores comerciais registrados.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573