Governo do Estado do Espírito Santo
25/07/2016 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 11h49

Dez pessoas detidas na Operação Integrada VI no Norte do estado

A operação “Integrada VI” foi realizada na madrugada desta terça-feira (26) nos municípios de Nova Venécia, Vila Pavão e Montanha, e resultou na prisão de oito pessoas e apreensão de dois adolescentes. Estiveram envolvidos 75 policiais militares e cinco policiais civis. Foram apreendidas quatro armas, drogas e munições, e um perigoso homicida foragido da Justiça foi preso.

De acordo com os Coordenadores da ação policial, o Comandante do 2º BPM Tenente-Coronel Sebastião Aleixo Santos Batista e o Delegado Chefe da 17ª Regional, Líbero Penello de Carvalho Filho, no decorrer da operação foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em residências, dois de prisão e um de busca e apreensão de adolescentes, expedidos pelo Poder Judiciário.

Os levantamentos foram realizados pelos Agentes do Serviço de Inteligência do 2º BPM, em torno dos crimes de tráfico de drogas, homicídios, furtos, roubos, posse irregular e porte ilegal de armas de fogo, que vem ocorrendo na região.

Durante as buscas foram apreendidas quatro armas de fogo, sendo duas garruchas calibre 22, uma espingarda calibre 32 e um simulacro de pistola; 13 munições de diversos calibres; 60 pedras pequenas e duas pedras grandes de crack; 64 buchas de maconha; 19 papelotes de cocaína; R$ 617,50 em espécie, R$ 1.700,00 em cheques; um frasco de éter; uma bisnaga de cloridrato de lidocaína; um frasco de ácido bórico; um triturador de maconha; um cigarro de maconha; uma balança de precisão; dois aparelhos celulares; uma touca ninja e outros materiais.

Segundo o Tenente-Coronel Aleixo, foi preso durante a operação, o foragido da Justiça P.R.S., de 26 anos, acusado de crime homicídio triplamente qualificado, ocorrido no ano de 2012 na Capital do Estado. P.R.S. é acusado também de crime de homicídio tentado, além de ter sido gerente do tráfico no Morro do Bairro da Penha em Vitória. Ele estava trabalhando numa pedreira localizada no Distrito de Itaperuna, zona rural de Nova Venécia, quando foi localizado e detido pelos policiais.

Os acusados e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil dos respectivos municípios.

Redução dos índices de homicídios

Segundo os coordenadores, a Área Integrada de Segurança Pública (ASP 02) alcançou os melhores índices de homicídios no Estado, com uma redução significativa no primeiro semestre deste ano, relativa aos crimes de homicídios e também nos crimes contra o patrimônio.

Para o Comandante do Batalhão e o Delegado de Polícia, as dificuldades são muitas, os indicadores econômicos apresentados no momento nacional são mais um componente que contribuem em grande medida para o recrudescimento dos índices de criminalidade.

Integração

A queda desses indicadores são frutos da interação entre as duas forças policiais. "Buscamos um trabalho de parcerias entre as Polícias Civil e Militar, realizando diversas operações policiais objetivando reduzir os índices de violência e criminalidade nos nove municípios que abrangem a ASP 02”. Essa integração vem trazendo resultados positivos e quem sai ganhando é a sociedade, disseram os Coordenadores.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard