Nessa quarta-feira (21), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constatou, na zona rural de Vila Valério, 21 poços artesianos e dois poços escavados construídos em Área de Preservação Permanente (APP).
Os militares identificaram que no córrego Paraju 21 poços artesianos foram instalados em APP, sendo alguns construídos após a resolução de 2015 da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) que proíbe a execução desse tipo de empreendimento. Foram lacradas algumas bombas hidráulicas destinadas à irrigação de lavoura.
Já no córrego Bom Jardim os policiais constataram uma interferência com movimentação de terra no leito do curso hídrico danificando uma área de 2.500 m². Todas as atividades foram realizadas sem autorização dos órgãos ambientais.
Os infratores responderão criminalmente por instalar serviços potencialmente poluidores sem licença ou autorização, sendo a pena de um a seis meses de prisão, além de multa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573