Governo do Estado do Espírito Santo
18/08/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h47

Curso Nacional de Polícia Comunitária começa nesta segunda (22)


Começa nesta segunda-feira (22) o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária (CNPPC), a ser realizado no auditório do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitana (CPOM), no Quartel da PMES, em Vitória.

Participarão da capacitação 50 policiais, em sua maioria militares que já atuam com o policiamento comunitário nos batalhões da Região Metropolitana da Grande Vitória. Os demais são agentes da comunidade e de outras áreas, dentre eles, quatro guardas municipais. O curso é realizado desde 2007 e esta será a 39ª turma a ser formada.

O treinamento será ministrado por oficiais da PMES, que já fizeram o curso do Sistema Koban, em São Paulo. A filosofia deste sistema, aplicada na Polícia Militar de São Paulo, ajudou na redução dos índices de 37,7 homicídios por 100 mil habitantes em 1999, para 10,4 em 2010.

No curso serão ministradas disciplinas de direitos humanos, polícia comunitária comparada, relações interpessoais, gestão pela qualidade na segurança pública, estruturação dos conselhos comunitários e mediação de conflito.
As aulas vão até o dia 26 de agosto, das 8 às 17 horas.

Sistema Koban

A filosofia tem como fundamento o estreitamento de relações entre polícia e comunidade, e a autonomia do policial em sua região, onde atua como um "mini-chefe" de polícia descentralizado em patrulhamento constante, trabalhando como solucionador dos problemas da comunidade, para garantir segurança e paz.

O Sistema Koban, no Japão, segue a ideia de descentralização territorial e seu funcionamento é parecido com os Postos Comunitários de Segurança no Brasil. O critério para sua instalação e localização é puramente técnico e, é estabelecido pela polícia para que garanta o atendimento atencioso às pessoas que o procurem, para manter um nível satisfatório de ordem.

Estes postos policiais (Kobans e Chuzaishos) funcionam 24 horas. Os japoneses também acreditam que os maiores e melhores recursos da polícia devem estar alocados na linha de frente.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3636-8717 / 9709-9153 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard