Governo do Estado do Espírito Santo
12/10/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h28

Curso de Promotor de Policiamento Comunitário Sistema Koban começa nesta segunda (17)


Começa nesta segunda-feira (17) e termina dia 21 deste mês o Curso Nacional de Promotor de Policiamento Comunitário Sistema Koban, que terá a participação de 50 militares capixabas. As aulas serão no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Vitória. O curso é realizado segundo o acordo de cooperação técnica celebrado entre o Ministério da Justiça e o Governo do Espírito Santo.

A abertura, às 08h30, contará com a palestra ‘Polícia Interativa e Sistema Koban’, com o tenente coronel Jailson Miranda. Ele vai abordar a experiência dos policiais capixabas que viram na prática o funcionamento do sistema no Japão.

Participarão do curso, policiais que já atuam com o policiamento comunitário nos batalhões da Região Metropolitana da Grande Vitória e também militares do interior do Estado.

O objetivo é que após o curso eles gerenciem as bases comunitárias dentro da filosofia do Sistema Koban, e atuem na mobilização social das lideranças comunitárias. Este é o segundo curso realizado no Estado em 2011, o primeiro foi em julho quando se formaram 50 militares gestores deste sistema.

Sistema Koban

O sistema Koban, adotado no Japão, segue a ideia de descentralização territorial e seu funcionamento é parecido com os Postos Comunitários de Segurança, no Brasil.

O critério para sua instalação e localização é técnico, estabelecido pela polícia para que garanta o atendimento às pessoas que o procurem e para manter um nível satisfatório de ordem.

Estes postos policiais (Kobans e Chuzaishos) funcionam 24 horas por dia. Os japoneses também acreditam que os maiores e melhores recursos da polícia devem estar alocados na linha de frente.

A filosofia tem como fundamento o estreitamento de relações entre polícia e comunidade, e a autonomia do policial em sua região, onde atua como um "mini-chefe" de polícia descentralizado em patrulhamento constante, trabalhando como solucionador dos problemas da comunidade, para garantir segurança e paz.

No Brasil, a filosofia do Sistema Koban aplicada na Polícia Militar de São Paulo ajudou na redução dos índices de 37,7 homicídios por 100 mil habitantes em 1999, para 10,4 em 2010.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3636-8717 / 9709-9153 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard