Governo do Estado do Espírito Santo
25/11/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h32

Curso de Mentor do Proerd inicia segunda-feira (28) no Amapá com participação de 12 militares capixabas


O Curso de Capacitação de Mentores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) inicia nesta segunda-feira (28) e termina no dia 2 de dezembro. A capacitação será realizada na Polícia Militar do Amapá e terá a participação de 12 policiais militares capixabas.

De acordo com o tenente coronel Jailson Miranda, que está coordenando o curso, “a meta da corporação é conseguir junto ao Dare (Drug Abuse Resistance Education) a habilitação para que no Espírito Santo funcione um Centro de Capacitação Proerd, pois temos excelentes instrutores e mentores na PMES e com esse reforço a ampliação do Proerd no Estado começa a virar realidade”.

O objetivo do curso de Mentor, que será realizado das 7h30min às 18 horas, é capacitar policiais militares que possuem o curso de instrutor, habilitando-os a participar das equipes de treinamento encarregadas da realização de cursos de Formação de Instrutores. Como pré-requisito, é preciso ter experiência de um ano de aplicação do programa em sala de aula.

Proerd

O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education (Educar para resistir ao abuso de drogas) surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992 e atualmente é aplicado em três currículos: para quarta e sexta séries e para pais. Atualmente, o programa é desenvolvido em 58 países e aplicado a 36 milhões de crianças e adolescentes.

O Conselho Nacional Antidrogas (CONAD) considera o Proerd como seu parceiro estratégico para o desenvolvimento de ações primárias de prevenção ao uso e ao tráfico de drogas, no âmbito do Sistema Nacional Antidrogas (SISNAD).

O Proerd consiste numa ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, chamado instrutor, educadores, estudantes, pais e a comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e de envolvimento com a violência entre crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o estudante em formação de sua cidadania.

Nesse sentido a capacitação de órgão como a Polícia Militar para atuar com medidas pró-ativas no controle do uso indevido de drogas, vem estreitar o relacionamento com a sociedade.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard