Durante a manhã desta quarta-feira (30), 44 crianças do Ensino Fundamental de escolas do interior de Domingos Martins visitaram o Quartel do Comando-Geral da PMES. Na oportunidade, os alunos do 4º e 5º ano, que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), conheceram o cotidiano das atividades dos policiais e os valores militares.
O passeio nomeado como “Visita ao Quartel” levou os alunos com idade entre 9 e 12 anos, residentes em distritos do interior do município, para conhecer algumas instalações da PMES em Vitória e as atividades desenvolvidas pelos militares. A iniciativa da visita surgiu dos instrutores do Proerd nas localidades, soldados Bruna, Piveta e Christ. Em conversa com os alunos, os militares descobriram que, além da curiosidade em conhecer o trabalho do policial militar, muitos nunca saíram do município ou foram até a capital do estado.
Participaram da visita alunos das escolas EMEF de Tijuco Preto, EMPEF de Alto Tijuco Preto, EMEF de Rio Ponte e EMEF de Fazenda Osvaldo Retz. A Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES auxiliou na organização do passeio programado pela 6ª Companhia Independente.
A programação começou com a apresentação da Companhia Especializada de Operações com Cães (Ceoc), que demonstrou o treinamento dos cães para localizar entorpecentes. Em seguida os alunos seguiram para o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) e puderam aprender sobre as atividades onde são empenhadas as aeronaves. Por fim assistiram a uma apresentação especial da Banda de Música da PMES, que tocou um repertório com músicas do universo infantil.
A coordenadora do Proerd na 6ª Cia Independente, aspirante a oficial Klein, destaca a importância do programa na região e a alegria em proporcionar para essas crianças um momento tão especial. “Essa visita pretende mostrar aos participantes do projeto que a PM trabalha com a preservação da vida, queremos ensinar valores que possam auxiliar na formação de cidadãos melhores”, comentou.
Para o comandante da Unidade, major Cristelo, a interação da Polícia Militar fortalece a relação com a comunidade: “A atividade possibilita estreitar ainda mais a relação entre os alunos e a Polícia Militar, além de possibilitar que algumas crianças realizem o sonho de conhecer Vitória, por isso, não medimos esforços para que o projeto saísse do papel”, destacou.
Ao final da visita, a aluna do Proerd, Tamires Raschi Koeler, proferiu palavras de agradecimento no idioma Pomerano, língua utilizada pelos alunos das escolas dessas localidades: “Nós estamos muito felizes por estar aqui. Agradecemos por este presente. Nunca esqueceremos desse dia”, disse em Pomerano.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
1º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857