Na tarde de ontem (08), os policiais militares da 1ª Companhia do 1º Batalhão que atuam na base móvel do programa Crack É Possível Vencer, que está posicionada na Praça Pio XII, receberem a visita de um usuário de drogas e o encaminharam para tratamento.
Em uma conversa com os policiais, L.C.L., de 29 anos, morador de Praia Grande, município de Fundão, alegou ser usurário de todos os tipos de drogas, há 6 anos. Segundo ele, estava ali para solicitar a ajuda da equipe de militares para que fosse encaminhado a um centro de tratamento e reabilitação contra drogas.
Os policiais o encaminharam para o CAPES AD III da Prefeitura Municipal de Vitória, situado no bairro Ilha de Santa Maria. O local é destinado a triagem de usuários.
Há aproximadamente um ano, sob a Coordenação Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) da PMES, o 1º BPM colocou em prática o Programa Crack É Possível Vencer, com duas bases móveis de Vídeo Monitoramento no Centro da Capital, sendo uma na Praça Pio XII e a outra, próximo a Rodoviária de Vitória.
O Programa Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas tem como fundamento a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de saúde, assistência social, segurança pública, educação, desporto, cultura, direitos humanos, juventude, entre outras, em consonância com os pressupostos, diretrizes e objetivos da Política Nacional sobre Drogas (Decreto 7.179/2010).
A capital Vitória, ainda é o único município do Estado do Espírito Santo que é atendido pelo Programa com as bases móveis de vídeo-monitoramento.
Seus policiais são capacitados para lidar com as diversas ações que envolvem o usuário de drogas. Realizam abordagens qualificadas nas cenas de uso (locais que utilizam para consumir droga), transmitindo orientações e informações sobre locais de acolhimento e tratamento disponíveis aos usuários.
Atualmente, três oficiais do 1º BPM participam dos Cursos Continuados do Programa “Crack é Possível Vencer” do Governo Federal: Nível I, Nível II e Nível III, promovido pela DDHPC da PMES, sob a supervisão pedagógica da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP/MJ.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573