Na tarde desta segunda-feira (30) foi realizado, no auditório do QCG, o lançamento do Plano de Comando do CPOM para o período 2017/2018. O evento contou com a presença do comandante-geral da PMES, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, do subcomandante-geral, do Chefe do Estado-Maior Geral, do Corregedor, dos coronéis diretores e comandantes de Polícia Ostensiva, além da presença de todos os comandantes das unidades subordinadas ao CPOM, chefes de Seção e comandantes de companhia.
O Plano de Comando foi apresentado pelo comandante do CPOM, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, que fez uma breve exposição do histórico do CPOM, falou das principais decisões de comando adotadas no processo, dos resultados positivos alcançados e que foram materializados em indicadores de produtividade e destaques positivos junto à mídia.
O coronel Ramalho destacou ainda o papel fundamental exercido pelo subcomandante do CPOM, tenente-coronel Antônio Marcos de Souza Reis, para a formulação do Plano de Comando. Para a sua confecção foi realizado o I Seminário de Planejamento de Comando, onde foram diagnosticados os principais desafios e dificuldades a serem superados, culminando na formulação da identidade de comando, com definição de visão, missão e valores, e estabelecimento dos objetivos de comando.
Foram apresentados pelo coronel Ramalho os principais projetos e atividades desenvolvidos pelo CPOM, e como se dará a metodologia de controle do Plano de Comando, com base na Unidade de Comando, Monitoramento e Avaliação e Foco em Resultados, além da previsão de utilização do Sistema de Gestão e Controle da PMES para tal finalidade.
Foram homenageados na solenidade: o cabo Thiago Costa Ferreira, por sua atuação na editoração gráfica do Plano e o presidente do SINCOR, José Romulo da Silva, pela parceria que tornou possível a impressão do Plano de Comando.
O coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho destacou a qualidade do Plano de Comando e a necessidade da PMES possuir um norte institucional. O comandante-geral elencou sete pontos norteadores para a instituição: a importância do discurso positivo, a visibilidade da PMES junto às comunidades, a imprescindibilidade da comunicação institucional com a sociedade, a importância das Diretrizes do Comando Geral, o relacionamento e articulação institucional com outras instituições e poderes públicos, a liderança que deve ser exercida por todos os comandos e por último a lealdade aos valores e tradições.
O comandante-geral encerrou sua fala parabenizando a todos os oficiais e praças do CPOM pelo esforço institucional e resultados alcançados, e conclamou a todos os presentes a construir hoje sua história na Instituição. Após o encerramento da solenidade todos os presentes receberam um exemplar do Plano de Comando do CPOM 2017/2018.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857