Governo do Estado do Espírito Santo
15/09/2015 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h30

Coronéis participam de evento-teste para novo modelo do TAF Anual da PMES

Na manhã de hoje (16), foi realizado o Teste de Aptidão Física (TAF) com a participação dos coronéis da Polícia Militar, conforme a tabela do TAF Anual, que será realizado para todo o efetivo da PMES a partir de 2016. As provas aconteceram no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica.

O evento-teste contou com a participação do Comandante Geral da Instituição, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, do Subcomandante Geral, coronel Ruy Guedes Barbosa Junior, do Corregedor, coronel Ilton Borges Correia, do Comandante do Policiamento do Norte, coronel Marcos Assis Batista, e do Diretor de Apoio Logístico, coronel Amilton Pereira Bahiense.

Acompanhados pela Comissão Permanente de Aplicação do TAF, os oficiais realizaram os exercícios de apoio de frente, abdominal, teste de agilidade e corrida de 2.400 metros, conforme as respectivas faixas etárias.

Os coronéis participaram do teste para incentivarem a continuidade do treinamento físico que vem sendo realizado diariamente pelos militares. “O policial deve ter a consciência dos benefícios adquiridos em decorrência da prática regular da atividade física. Além da melhoria na qualidade de vida, o militar terá a capacidade de melhorar o desempenho no exercício de suas funções policiais”, ressaltou o coronel Marcos Antonio.

No dia 24 de setembro, a tabela do TAF Anual será apresentada no auditório do CFA aos militares coordenadores do Treinamento Físico Militar (TFM) de todas as organizações da PMES. Na ocasião será realizada a demonstração dos quatro exercícios que compõem o teste. De acordo com a Comissão Permanente do TAF, a tabela que vai ser apresentada traz duas novidades: o novo teste de força abdominal e o teste de agilidade.

Já a partir do mês de Outubro, todas as Unidades realizarão o teste de aptidão física por amostragem, de acordo com a nova tabela. O objetivo do teste por amostragem será avaliar a eficácia da tabela proposta pela Comissão, para anexá-la ao novo manual de aplicação do TAF, que será publicado no final deste ano.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard