Contaminação ambiental em área de preservação permanente na zona rural de Cachoeiro de Itapemirim foi constatada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental, na tarde dessa segunda-feira (29).
Uma denúncia anônima sobre desvio de água, emissão de efluentes no córrego e realização de capina química levou uma equipe do BPMA e um agente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) até o local para verificarem os fatos.
Durante a vistoria, o proprietário do terreno afirmou ter utilizado produto herbicida, um composto químico usado para controlar o desenvolvimento de ervas daninhas, em uma área a menos de 50 metros de uma nascente, área considerada de preservação permanente. Não foi verificado nenhum tipo de emissão de efluentes no córrego e nem desvio de curso d’água.
Diante disso, foi confeccionado o termo de compromisso e o infrator se apresentará à autoridade para esclarecimento dos fatos. Por causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, a pena prevista é a detenção de um a quatro anos, além de multa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573