Definitivamente, a noite desta terça-feira (07) entrará para a história da PMES como uma noite inesquecível, não só pelo brilhante concerto realizado pelo Corpo Musical no Centro Cultural Sesc Glória, mas também pela acirrada disputa entre os três finalistas do 1ª Festival de Música da PMES. Pouco antes das apresentações principais, a Banda Júnior abrilhantou o evento com grande participação.
O concerto contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, e foi oficialmente iniciado com o discurso do Comandante Geral da PMES, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, que ressaltou a principal vocação da Polícia Militar do Espírito Santo, a de servir ao povo capixaba. “É claro que nossa atuação se torna mais visível no controle direto da criminalidade, mas esta não é a única forma de servir. Com esse pensamento, nesta noite, a Polícia Militar do Espírito Santo quer brindar nossos ilustres convidados através da boa música”, ressaltou o coronel.
O mestre de cerimônia, capitão Marcus Vinicius Queiroz, fez um breve histórico da Banda de Música destacando que, ao longo da história da Instituição, ela se transformou em um referencial da cultura capixaba ao ser reconhecida e tombada como patrimônio cultural do Espírito Santo.
As primeiras músicas foram regidas pelo Comandante do Corpo Musical, major Wesley Eudes Rodrigues. Canções como a “Valsa das Flores”, uma fantasia da “Canção do Soldado Capixaba”, e “Isso aqui o que é” do compositor Ari Barroso, estiveram presentes no repertório da Banda de Música durante a primeira parte do evento, que contou ainda com uma encenação realizada por policiais militares e bailarinas da Equilibrium Academia durante a música “Soldado Ferido”, e a apresentação do coral Artes Canto com “Carinhoso”, de Pixinguinha.
Festival de Música
A noite ficou mais acalorada quando foi introduzida a segunda parte do evento, com o ineditismo de um Festival de Música realizado pela PMES. No momento em que os três finalistas foram convidados a tomar o palco, a plateia foi ao delírio. Afinal, não é todo dia que se vê um policial fardado cantando durante a apresentação de uma Banda de Polícia. Após 5 meses de seleções e audições, o subtenente Edson Laia, a cabo Daniele e a soldado Celeste chegaram à final, e iniciaram naquele momento a disputa do título.
A primeira apresentação do festival ficou por conta do subtenente Edson Laia, do Regimento de Polícia Montada (RPMont), que contagiou o público com o refrão “...pois pra quem ama é fácil entender, você nasceu pra mim e eu nasci pra você” da música de sua autoria “Eu Nasci para te amar”.
A segunda finalista a se apresentar foi a soldado Celeste, do 2º Batalhão, com belíssima interpretação da canção “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim. A policial emocionou os presentes, que ficaram admirados com seu talento.
A cabo Daniele, do CPOM, arrancou muitos aplausos na última apresentação solo da noite, com a música “Sozinho”, de Peninha.
Após as apresentações individuais, os três militares retornaram ao palco para duelarem com um medley das músicas “Gostava tanto de você”, de Tim Maia, e “Toda forma de amor”, de Lulu Santos.
Campeão
Durante o concurso, o júri composto por cinco militares do Corpo Musical e cinco civis escolhidos na plateia analisou quesitos como afinação, interação com o público, aclamação popular, além do número de curtidas e compartilhamentos dos vídeos divulgados no facebook da PMES.
Após decisão unânime dos 10 jurados, a soldado Tatiani Celeste dos Santos venceu a disputa sendo consagrada a campeã do 1º Festival de Música da Instituição. A cabo Daniel Gonçalves da Silva ficou com 2º lugar, e o subtenente Edson Laia com a 3ª posição.
Para o coordenador do festival, capitão Benedito Correa da Silva, o evento serviu para apresentar à sociedade os valores dos policiais militares, que arriscam suas próprias vidas em defesa da sociedade. “Somos pessoas dotadas de dons e talentos, para levarmos algo a mais a quem precisa”, ressaltou o oficial da Banda de Música.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573