A Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES (DDHPC) realizou nessa quinta-feira (24) uma reunião com os representantes da Comissão de Monitoramento do “Programa Crack, é possível vencer” no âmbito da PMES.
Na ocasião, o Diretor Adjunto de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES, tenente-coronel Jailson Miranda, realizou alinhamento conceitual e operacional do programa Crack, resultados alcançados no município de Vitória e perspectivas de continuidade.
A reunião realizada no Auditório da Diretoria de Apoio Logístico teve como objetivos alinhar metodologia, conceitos do policiamento comunitário com vídeo monitoramento nas cenas de uso de Vitória, ajustar e discutir capacitação dos gestores e operadores do 4º Batalhão e Guarda Municipal de Vila Velha para implantação do eixo autoridade do programa Crack e integração dos eixos Cuidado e Prevenção no município de Vila Velha.
Estiveram presentes na reunião o major Sandro Roberto Campos, articular do programa na DDHPC, Representante do CPOM, Sub Cmts do 1º e 4º BPM, Cmts de Cias, Instrutores do Curso Nacional de Polícia Comunitária, Representante da Guarda Municipal de Vila Velha.
Participou e fortaleceu a reunião, o coordenador da Politica sobre Drogas do Estado da vice-governadoria, o médico psiquiatra Gilson Giuberti, que explanou sobre o trabalho desenvolvido pela pasta, em especial do Centro de Acolhimento para dependente químicos do Estado que será um forte aliado no trabalho integrado dos programas e projetos já em andamento pela Polícia Militar.
A efetividade das estratégias e de aprimoramento dos serviços passa necessariamente pelo envolvimento e comprometimento dos gestores municipais e estaduais. Os gestores têm competência necessária para articular e definir diretrizes relevantes para dar concretude às abordagens dos serviços intersetoriais em que prioriza atendimento integral ao sujeito. São assim, atores fundamentais para transformar compromissos em ações, garantindo condições adequadas para o desenvolvimento de ações pertinentes à efetividade de articulação de serviços, diz tenente-coronel Jailson Miranda, que presidiu a reunião de trabalho da comissão.
PROGRAMA “CRACK, É POSSÍVEL VENCER
O programa Crack, é possível vencer é um programa coordenado pelo Ministério da Justiça que desenvolve, em parceria com outros Ministérios, uma ação integrada que envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade.
Dentro desses três aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social.
O programa é um amplo trabalho realizado pelos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos, visando a oferecer aos grupos de risco irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573