Na manhã de hoje (15), foi realizada reunião de apresentação do relatório final da Comissão de Reestruturação do Hospital da Polícia Militar (HPM), no auditório do Corpo de Bombeiros Militar, na Enseada do Suá, município de Vitória.
O encontro contou com a presença do Secretário de Segurança Pública, André Garcia, do Comandante Geral da PMES, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, do Comandante Geral do CBMES, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, do Diretor de Saúde do HPM, coronel Isson Feu Pereira Pinto Filho, oficiais da PMES e do CBMES membros da comissão, além de representantes da ASSOMES, ASSES e ACS.
A comissão designada pelo próprio Secretário de Segurança Pública apontou os caminhos necessários para a reestruturação dos serviços de saúde para os policiais e bombeiros militares e seus dependentes, com o objetivo principal de prestar um atendimento de excelência, inclusive à sociedade civil.
Entre as necessidades urgentes expostas no encontro está a criação de novas estruturas e adequação de outras existentes no âmbito interno, para atender satisfatoriamente as demandas e tornar o atendimento ao público mais dinâmico. O Diretor de Saúde afirmou que a estrutura física atual do HPM é deficiente para atender a grande demanda recebida. Um dos maiores problemas estruturais é o redimensionamento da rede elétrica, que tem impactado nos serviços de caldeira, climatização do hospital e oferta de serviços que demandam água quente.
Outro ponto destacado na apresentação está a urgente retomada do processo seletivo para oficiais do HPM, já que há mais de uma década o efetivo do quadro de saúde não acompanhou o crescimento das demandas dos serviços da PMES e do CBMES. O hospital apresenta uma defasagem de 80% no seu quadro de profissionais.
Algumas ações propostas pela Comissão:
- Retomada das atividades do Centro de Terapia Intensiva (CTI) – 10 leitos se encontram desativados desde julho de 2014. O atendimento era disponibilizado pelo SUS a pacientes civis, militares e seus dependentes.
- Regularização e ampliação do Pronto Atendimento (PA).
- Reativação da plena capacidade do Centro Cirúrgico – (CC) - Hoje o Centro Cirúrgico do HPM conta com 02 salas em uso e 01 desativada (por motivo de deficiências estruturais), e mesmo assim realizou 1.304 procedimentos cirúrgicos no ano de 2014. Outras 04 salas estão disponibilizadas ao Hospital São Lucas.
- Regularização da Junta Militar de Saúde.
- Redimensionamento da rede elétrica do Complexo Hospitalar.
- Implantação do Programa de Acompanhamento Psicológico e Social.
- Ampliação do Serviço de Saúde Mental.
- Ampliação do Programa de Prevenção Odontológica.
- Ampliação do Programa de Aleitamento Materno (Banco de Leite Humano).
- Capacitação de Pessoal com foco na Gestão Hospitalar.
- Reestruturação organizacional e de processos do HPM, visando aperfeiçoar a gestão, sem impacto no quantitativo de cargos e funções.
- Investimento na estrutura física e hidrosanitária do HPM.
- Capacitação de Servidores do HPM para Atuação em Desastres.
- Implantação do Serviço de Toxicologia.
- Criação do Centro de Medicina Veterinária.
- Recompletamento do efetivo previsto na atual legislação.
- Implantação de Projetos Pilotos das Unidades Básicas de Saúde.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573