O Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM) iniciou um processo de reuniões com todas as Unidades da Polícia Militar da Grande Vitória com o intuito de estabelecer regras que possam fortalecer o policiamento e tornar o serviço desenvolvido pelas unidades mais homogêneo e eficaz.
Nesta quinta-feira (28) o CPOM reuniu-se com os oficiais do 1º e 10º Batalhões. Já na próxima semana ocorrerão reuniões com os comandos do 4º, 6º e 7º Batalhões para orientar os mesmos sobre as informações que já foram transmitidas às duas primeiras unidades.
A ideia central, segundo o Comandante do CPOM, coronel Edmilson dos Santos, é criar alguns mecanismos que possam servir de sustentáculo para as ações de todas as unidades da Grande Vitória. Nesse modelo entende-se que um alinhamento das ações dentro das peculiaridades de cada Unidade pode ser altamente positivo quando se fala em Polícia Militar como um todo.
Esse alinhamento possuirá algumas metas que deverão ser cumpridas para serem atingidos os objetivos pleiteados. Dentro dessas metas podemos destacar o controle da quantidade de homicídios que ocorrem na área do batalhão e até mesmo nas subáreas, visando assim ações impactantes que possam minimizar esse tipo de crime de grande repercussão negativa. Também deverá ser dada atenção especial às apreensões de arma de fogo, que em geral são as responsáveis pelos homicídios na Grande Vitória além dos crimes contra o patrimônio que acabam, muitas das vezes, resultando em violência contra a pessoa.
Outra meta importante que o Comando do Policiamento Ostensivo fez questão de colocar em pauta foi a manutenção ou desenvolvimento de uma politica de estreitamento entre a Polícia Militar e a comunidade, seja ela organizada ou não. Neste contexto o comando espera que a comunidade possa auxiliar os batalhões, por meio de denúncias anônimas e também através de reuniões que possam ser realizadas nas unidades com membros da sociedade.
Ainda segundo o coronel Edmilson as reuniões com as Unidades serão mensais, onde um balanço será feito para saber se as medidas adotadas estão surtindo o efeito necessário e também para a realização de mudanças que possam melhorar as ações anteriormente implementadas.
O coronel Edmilson ressaltou que “a Polícia Militar deve estar focada e alinhada dentro de metas que sejam comuns e importantes a todos da sociedade e da própria instituição para que o bem maior seja sempre preservado, ou seja, a vida humana”. O coronel ainda frisou que “com o passar do tempo e atingindo as metas conforme as previsões, outras orientações serão incorporadas as já existentes visando sempre uma melhoria quantitativa e qualitativa do uso do policial na atividade de fim de policiamento ostensivo”. Concluiu o coronel.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com