Governo do Estado do Espírito Santo
08/03/2018 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 16h56

Comando do CPO-M reúne-se com representantes da Área Integrada de Segurança Pública do 6º Batalhão

Na tarde desta quinta-feira (08/03), o comandante do Policiamento Ostensivo Metropolitano, Cel Alexandre Ofranti Ramalho, reuniu-se com representantes da Área Integrada de Segurança Pública da Serra (AISP – 6). A reunião expôs o plano de saturação no policiamento daquela região.

Presidida pelo Cel Ramalho, a reunião contou com a participação do comandante do 6º Batalhão, Tenente Coronel Mauro, do comandante da 14ª cia ind, Major Werneck, dos Capitães comandantes de companhia e de representantes da polícia civil, diretamente envolvidos na repressão em áreas de elevados índices criminais. Estiveram presentes, o delegado-chefe da 3ª Regional da Serra, Dr.José Luiz Pazeto, o delegado da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, Dr. Eduardo Passamani e o Delegado Adjunto da Superintendência Especializada, Dr Diego Yamashita. Além deles, participou também o Secretário de Defesa Social de Serra, Cel Jailson Miranda. O Comando de Polícia Ostensiva Especializado, que também tem atuado em apoio às atividades de prevenção e repressão no município da Serra, foi representado pelo seu subcomandante, o Tenente Coronel Marcos Alexandre Novaretti Roberto.

Na ocasião, o Cel Ramalho expôs o projeto que incrementará o policiamento nos bairros de maior vulnerabilidade social, salientando a importância da participação de cada instituição no alcance do objetivo comum: a redução dos índices criminais no município de Serra, responsável por 21% dos homicídios cometidos em todo Estado.

O Cel Ramalho destacou ainda o esforço já realizado pela PMES, divulgando o número de armamentos apreendidos naquela região. Até o final de fevereiro, foram 93 armas apreendidas, o que representa 43% das armas retiradas das ruas em toda Região Metropolitana.

De acordo com o comandante, o CPO-M alocará recursos extras em bairros apontados pelos serviços de inteligência como sendo os que apresentam maiores complexidades sociais relacionadas à criminalidade.

Serão abarcados no projeto os seguintes bairros: Serra Dourada, Vila Nova de Colares, Central Carapina, Novo Horizonte, Ourimar, Planalto Serrano, Feu Rosa e Laranjeiras.

Os recursos humanos empregados serão provenientes de outras Unidades Operacionais pertencentes à Região Metropolitana, inclusive as especializadas, e do efetivo do Quartel do Comando Geral. Ao todo, há previsão do reforço de cerca de 100 policiais militares.

Em relação aos recursos materiais, serão disponibilizadas cerca de 30 viaturas que reforçarão o policiamento na região.

Além do reforço no policiamento, que garantirá o aumento da sensação de segurança aos moradores dos bairros relacionados, o Cel Ramalho destacou a importância das ações sociais que também estão previstas no projeto, com vistas à integração entre a comunidade e a Polícia Militar.

O projeto já está em pleno funcionamento e prevê reuniões quinzenais para avaliação dos resultados.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tel 27 99625 1106 / 98823 8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard