Governo do Estado do Espírito Santo
16/06/2015 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h08

Comando do BME implementa Sistema de Gestão por Indicadores de Desempenho

O Comando do Batalhão de Missões Especiais (BME) vai implementar a partir do dia 1º de Julho deste ano o Sistema de Gestão por Indicadores de Desempenho (SIGIDE), para avaliar as atividades desenvolvidas pelas Companhias Operacionais do Batalhão visando a qualidade técnica e profissional da tropa, além da excelência no cumprimento dos seus objetivos.

O projeto surgiu da necessidade de aprimoramento das ferramentas de gestão e pela incessante busca do melhoramento dos recursos humanos. Inicialmente, o Comandante do BME, tenente-coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior, realizou uma reunião com todos os oficiais da Unidade para que fossem estabelecidas metas e propósitos para o programa. As informações compartilhadas na reunião foram fundamentais para a criação e aplicação do projeto dentro do BME.

O SIGIDE, na prática, irá fornecer informações sobre a qualidade técnica dos policiais que atuam em determinadas funções, sobretudo, avaliando as habilidades especificas e alocando o recurso humano conforme o resultado aferido. Ele permitirá avanços e melhorias nos serviços prestados à sociedade, além de criar critérios para a correção de possíveis problemas e para a necessidade de mudanças. Os indicadores são instrumentos essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações. Para um policial que atua na função de atirador em um Pelotão de Choque, por exemplo, um dos indicadores será a avaliação de tiro com munições de impacto controlado, seguindo regras de segurança e de utilização das munições. Neste indicador, o policial terá que alcançar 70% de todos os disparos efetuados no exercício. Outro indicador será para os atiradores policiais de precisão, que deverão atingir 100% de aproveitamento em sua função.

A intenção do programa é aumentar o nível de profissionalismo dos policiais e a qualidade do serviço desenvolvido pela Unidade junto à sociedade capixaba.

“Buscamos, a todo instante, uma gestão de qualidade à frente do BME. Por isso utilizamos uma de suas primeiras ferramentas: o PDCA (planejar, fazer, checar e elaborar ações corretivas). Elaboramos nosso plano de comando e estamos na fase da execução. Precisamos, num terceiro momento, verificar os resultados alcançados para, finalmente, realizarmos ações corretivas. O SIGIDE contribuirá, sobremaneira, para a consolidação desse modelo sistêmico”, informou o tenente-coronel Aguiar.

Para o sargento Cesar, o Sistema de Gestão por Indicadores de Desempenho é uma excelente e imprescindível ferramenta na construção de uma polícia mais moderna. “A visão do nosso comandante em implementar este projeto de gestão, certamente será mais um importante passo rumo ao sucesso, pois assim sairão ganhando, o BME, a instituição e, sobretudo, a sociedade”, destacou o militar, que integra a Companhia de Polícia de Choque.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard