Nesta sexta-feira (19), o comandante do Policiamento da Região Norte, Coronel Rubens Ricardo Maciel Barcellos, apresentou o resultado das ações operacionais da Região Integrada de Segurança Pública (RISP 02) desenvolvidas entre Janeiro e Dezembro deste ano. A solenidade aconteceu no auditório central da Fibria, em Aracruz.
A RISP 02 é composta pelas Microrregiões Central Serrana, Rio Doce, Centro-Oeste, Nordeste e Noroeste do Espírito Santo, além do município de Fundão, totalizando 38 cidades. As unidades responsáveis pelo policiamento das microrregiões são o 2º BPM, 5º BPM, 8º BPM, 11º BPM, 12º BPM, 13º BPM e a 8ª Companhia Independente.
De acordo com o Coronel Ricardo, no ano de 2014 foram realizadas 07 Operações Divisas Seguras, entre as polícias militares e civis dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, 14 Operações Cavalo de Rodas, com foco em abordagens a motocicletas, além de operações diárias.
No período, foram montadas 10 grandes operações, contando com a participação de 15.292 policiais e resultando na apreensão de 265 armas de fogo, 3.044 munições, 1,1 kg de cocaína, 7,7 kg de crack, 90,7 kg de maconha, 57.623 mídias digitais falsificadas, R$ 186.869,10 em espécie, 127 animais, 4.768 veículos, 289 carteiras de habilitação, na detenção de 883 pessoas e na recuperação de 23 veículos furtados.
O oficial destacou que as ações tiveram reforço das Unidades Especializadas da PMES, Rotam, BME, RPMont e BPMA. Entre as grandes operações e as realizadas diariamente pelas Unidades que compõem o CPO-N, a RISP 02 realizou a apreensão de 1.272 armas de fogo, 13.042 munições de diversos calibres, 32,75 kg de crack, 81,6 kg de maconha, que contribuíram na redução de 5,5% do número de homicídios na região.
Outro dado relevante foi a formação de 10.753 alunos através do Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) pertencentes à Região Integrada.
Participaram do evento o Comandante Geral da PMES, Coronel Edmilson dos Santos, o Secretário Extraordinário de Ações Estratégicas, Álvaro Rogério Duboc Fajardo, o Gerente de Integração Comunitária, Alessando Darós, que representou o Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, o gerente de Relações Institucionais da Fibria, Armando Antonio Amorim, o titular da Superintendência de Polícia Prisional (SPP), delegado Sérgio Almeida de Mello, que representou o chefe da Polícia Civil, o superintendente da Polícia Civil do Norte, delegado Marco Lorenço, prefeitos, comandantes das unidades integrantes do CPO-N, entre outras autoridades civis.
Informações à Imprensa:
Coronel Antonio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573