Governo do Estado do Espírito Santo
12/06/2016 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 11h43

Comandante Geral participa de solenidade em homenagem a Domingos José Martins

Na manhã desse domingo (12), o Comandante Geral da PMES, Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, participou da solenidade em homenagem ao herói capixaba Domingos José Martins, no município que leva o seu nome.

Prestigiaram o evento diversas autoridades como o Vice-Governador, Cesar Colnago, o Secretário Chefe da Casa Civil, Paulo Roberto, o Secretário de turismo, José Sales Filho, o Prefeito da cidade, Luiz Carlos Prezoti Rocha, Comandante do CPOS, o Coronel Rogerio Maciel Barcellos, Comandante da 6ª Companhia Independente, Major Weligton Nalesso Denadai. Também participaram diversas outras autoridades do município como vereadores, secretários e representante da sociedade civil.

A solenidade foi encerrada com um desfile cívico por alunos do município prestigiado por muitos moradores da região.

Domingos José Martins

Domingos José Martins nasceu no sítio Caxangá, nas proximidades de Itapemirim, no estado do Espírito Santo. Hoje esse local pertence ao município de Marataízes.

Filho do capitão de milícias Joaquim José Martins e D. Joana Luíza de Santa Clara Martins, prima do marido e nascida na Bahia.

Iniciou os estudos primários na capital do estado do Espírito Santo, completando a sua formação, posteriormente, em Portugal. Seguiu para Londres, onde se empregou na firma portuguesa Dourado Dias & Carvalho, chegando a condição de sócio do mesmo estabelecimento comercial.

Na Revolução de 1817, emergiu de maneira brilhante e singular. Pelas próprias circunstâncias de sua vida, era homem dono de grande capacidade de resolução. Os que na época trataram com ele, pintam-no amigo do mandar e do gastar, ambicioso e afável. Maçom, fizera em Londres amizades nos ambientes liberais e um de seus amigos mais próximos foi o general Miranda, que lutara na guerra da Independência dos Estados Unidos, vindo da França com as tropas de Dumouriez. Miranda participara também de uma tentativa de emancipação da Colômbia em 1805, sufocada pelos espanhóis, e seu sonho somente se concretizou com Simón Bolivar, ao mesmo tempo em que ele morria no cárcere, na Espanha.

Inegavelmente, Martins foi um observador inteligente que percebeu a evolução das idéias liberais na Europa e bem compreendeu as aspirações particularistas latino-americanas. Pernambuco deveria ser para ele um capítulo glorioso de todo esse grande processo.

Derrotado, foi preso e enviado à Bahia, sendo fuzilado em 12 de junho de 1817, no Campo da Pólvora, hoje conhecido como Campo dos Mártires.

Domingos José Martins é patrono do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) em Vitória, cuja data de fundação em 12 de junho de 1916 se deu 99 anos após a sua morte. Além de ser homenageado, também, com uma escola com seu nome: E.E.E.F Domingos José Martins, foi homenageado tendo um município com seu nome nas Montanhas Capixabas.

No dia 16 de setembro de 2011 a presidente da República, Dilma Rousseff sancionou a lei 12.488, de autoria do Deputado Federal Maurício Rands, que inscreveu o nome de Domingos Martins no Livro dos Heróis da Pátria, o qual está depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard