O Batalhão de Missões Especiais (BME), palco sagrado da operacionalidade, que inspira confiança e cativa a admiração das pessoas de bem irá completar 30 anos de existência no próximo dia 3 de setembro, mas a solenidade de comemoração ocorreu na noite de quinta-feira (1º), no Quartel do Comando Geral, em Maruípe.
Desde 1986, ano de sua criação, o BME vem acompanhando a evolução social, atento às suas demandas e sempre focado em dar as respostas cada vez mais adequadas, proporcionando proteção ao cidadão capixaba. Esse esforço conjunto exige abnegação, profissionalismo, técnica e muito treinamento, fatores fundamentais para manutenção do orgulho, garantindo o sucesso dos resultados nas missões cumpridas pela Unidade.
Atender ocorrências de alta complexidade e especificidade, missão precípua do BME, exige comprometimento absoluto de seus integrantes, pois os homens e mulheres de missões especiais precisam estar aptos a operar em situações adversas, controlar suas emoções nos momentos mais difíceis, inclusive quando vidas estão em risco.
Atualmente o BME é composto por quatro companhias operacionais: 1ª e 2ª Cias Op Choque, Cia Op Cães e Cia Op Especiais, sendo que o Batalhão é difusor de doutrina, dentro de sua esfera de competências, para a PMES e outras coirmãs no território nacional, sendo detentora de um dos menores índices de letalidade dentre as tropas especiais do Brasil e do Mundo. Pertencer ao Batalhão de Missões Especiais é, sobretudo, proteger as pessoas, fazendo eco às suas necessidades, anseios e expectativas. Os 30 anos de história sublimam, creditam e dignificam todos aqueles que aqui serviram ou ainda servem. Nossa conduta, é, sempre foi e sempre será a de servir com honra, fibra, denodo e moral à sociedade capixaba.
Em um discurso motivador, o Comandante Geral da PMES, Cel Marcos Antonio Souza do Nascimento, falou da relevância da Unidade para PMES diante das missões que ela desempenha e que sempre desempenhou ao longo de sua história. Em sua alocução, citou a célebre obra “A Arte da Guerra”, na qual Sun Tzu descreve que “Conheça a si mesmo e ao inimigo e, em cem batalhas, você nunca correrá perigo. Conhece a si mesmo, mas desconheça seu inimigo, e suas chances de ganhar e perder são iguais. Desconheça a si mesmo e ao inimigo e você sempre correrá perigo”.
Essa passagem, associada a célebre frase propagada dentro do BME: “Não pergunte do que somos capazes, dê-nos a missão”, demostra que a atuação da Unidade sempre foi crucial para resolução de ocorrências complexas em todo território capixaba sempre com resultados positivos, destacou o Comandante Geral, que classificou o BME como a melhor tropa especial do Brasil.
Parabéns BME, que Deus continue a iluminar os caminhos de seus combatentes, permitindo-os cumprir aquilo que nasceram para fazer: vencer.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573