Na noite dessa quarta-feira (13), o Comandante Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento, participou da inauguração do Centro de Treinamento (CT) Jayme Navarro de Carvalho.
O evento contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, entre elas o Governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, o Comandante do 38º Batalhão de Infantaria, Coronel Edson Massayuki Hiroshi, chefe de Polícia Civil, Delegada Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno, dentre outras autoridades representantes dos poderes executivos, legislativos, familiares, atletas, profissionais do esporte.
Localizado em Bento Ferreira, Vitória, o CT foi criado para se tornar o primeiro complexo esportivo do Estado para treinamento de capixabas de alto rendimento. O valor do investimento é de R$6.108.151,76.
Todo o projeto foi elaborado com dois objetivos principais: atender à demanda que visa a preparação de atletas e estimular a prática esportiva no local.
O CT foi escolhido pelas equipes da seleção brasileira e ucraniana de ginástica rítmica para a realização dos treinos antes das Olimpíadas 2016. As meninas da seleção brasileira treinaram entre os dias 22 e 28 de junho, e as ucranianas vão realizar os treinamentos entre os dia 07 e 16 de agosto, e em seguida, seguem para o Rio de Janeiro.
O secretário de Esportes e Lazer do Estado, Edilson Barboza, afirmou sua satisfação com a obra. “Fico feliz em saber que também contribuí para o término do Centro de Treinamento. Os atletas capixabas estão ganhando um equipamento esportivo de alta qualidade, o que é fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho esportivo”, ressaltou o secretário.
Estrutura
No Centro de Treinamento foram construídos dois ginásios - um de lutas e outro de ginástica rítmica e artística - e duas quadras de areia para vôlei de praia. Além dessas construções, os dois ginásios poliesportivos passaram por algumas reformas.
A acessibilidade foi tratada tanto internamente, com a construção e instalação de rampas, bebedouros e vestiários acessíveis, quanto externamente, com a construção de calçadas, rampas e demais acessos.
O ginásio para treinamento de ginástica rítmica e artística possui área interna de 1.496 metros quadrados, recebeu um piso vinílico em manta, indicado para a prática esportiva, tablados para as modalidades, barra com espelho, vestiários acessíveis e salas de apoio.
O local também possui pé-direito livre de 12 metros para a prática de ginástica rítmica. Já para a ginástica artística foram destinados espaços para barras paralelas, cavalo, barra fixa, barras assimétricas, mesas de saltos, trave, argola e fossos de apoio. Para tornar o ambiente mais confortável tecnicamente no ginásio foram usadas telhas termo acústicas e elementos que propiciam troca de calor. Já o ginásio para treinamento de lutas possui 624 metros quadrados.
Nome dos ginásios
No último dia 21 de dezembro, o Governo publicou a lei denominando os aparelhos esportivos localizados no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho. A Lei 10.473 nomeia o Ginásio Poliesportivo de “Paulo Valate Pimenta”, renomado professor de Educação Física no Estado. O Ginásio de Lutas recebe o nome de outro grande professor, “Algênio Moreira de Barros”. Já o Ginásio de Ginástica será chamado de “Eduarda Mello Queiroz Rodrigues Pinho”, ginasta que representou o Espírito Santo em inúmeras competições. Eduarda morreu em 2012, aos 17 anos, em um acidente de carro.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573