Governo do Estado do Espírito Santo
11/04/2016 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 11h33

Comandante Geral da PMES participa da 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Comandantes Gerais

O Comandante Geral da PMES, Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, participa da 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG), iniciada na tarde de hoje (12), no espaço Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro.

O presidente do CNCG, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, Comandante Geral da PM de Minas Gerais, fez a abertura da reunião dando boas vindas e convidando a todos os Comandantes Gerais a fazerem uma reflexão sobre a situação político-econômica do país e seus reflexos na Segurança Pública.

A primeira palestra do dia foi realizada pelo Major PM Lázaro Tavares de Melo da PMMG que apresentou o projeto de criação da Fundação Cultural das Entidades Militares Estaduais. A Fundação possuirá a finalidade de fomentar projetos, publicações e eventos voltados à área de Segurança Pública assim como, entre outros objetivos, a busca de padronização de equipamentos e procedimentos, aproveitando bons exemplos que deram certo nos diversos Estados da Federação.

Foram apresentados também alguns estudos realizados pelas Câmaras Técnicas do CNCG, que são grupos representativos de trabalho para a discussão, análise e emissão de relatórios acerca de assuntos de interesse do CNCG, conforme abaixo:

I - Assuntos Parlamentares – Responsável pela análise de assuntos estratégicos e do cenário político no Congresso Nacional, no acompanhamento das proposições de interesse e com a intervenção no processo legislativo e na mobilização coordenada;
II - Ações de Bombeiro Militar – Responsável pela análise de assuntos e interesses relacionados às atividades de Bombeiro Militar, Defesa civil e desenvolvimento técnico operacional;
III – Policia Comunitária – Responsável pela análise, estudos e padronizações de temas relacionados às ações de prevenção primária afetas ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd);
IV - Meio Ambiente – Responsável pela análise da legislação ambiental específica, ampliação das ações de polícia administrativa relativas ao meio ambiente, além da busca de padronização nacional de ações;
V - Trânsito – Responsável pela análise, estudos e padronização de temas relacionados às legislações de trânsito, com esforços voltados para o fortalecimento da atuação policial militar no policiamento de trânsito urbano e rodoviário;
VI - Ciclo Completo e Polícia Administrativa - Responsável pela análise, estudos e proposição de legislação que busque ampliação da atividade de Polícia Ostensiva para o exercício do Ciclo Completo de Polícia e plenitude da Polícia Administrativa.
VII – Padronização e Uniformização – Responsável pelo estudo e análise dos processos operacionais e administrativos, dos símbolos, das viaturas, dos equipamentos e dos armamentos utilizados pelas corporações militares estaduais do Brasil, a fim de que seja garantido um padrão de qualidade uniforme no território nacional.

O evento acontece durante a Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa (LAAD Defence e Security 2016) e reúne representantes das 27 Polícias Militares e dos 23 Corpos de Bombeiros do país.

LAAD Security 2016

A Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa é considerada uma das mais importantes feiras dos setores de defesa e segurança da América Latina. Nela são apresentados os mais modernos equipamentos e serviços voltados para as Forças Armadas, forças policiais e especiais, consultorias, segurança corporativa e agências governamentais. A feira é realizada sempre nos anos pares. A última edição contou com 161 expositores de 16 países, 9.900 visitantes de 39 países e foi organizada em uma área de 11.800m².

CNCG

Criado em 12 de fevereiro de 1993, o CNCG é um colegiado composto por todos os Comandantes Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal, com sede na Capital do Estado-Membro de seu Presidente.

Em linhas gerais, o Conselho participa da formulação, acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas à segurança pública, acompanhando, em articulação com os órgãos competentes, a sua implementação. Contribui ainda para a formulação de ações regionais, indicando representantes das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares em conselhos, comissões, grupos de trabalho, audiências públicas e outros eventos promovidos em âmbito nacional, além de promover o intercâmbio com organizações nacionais e internacionais objetivando o aprimoramento técnico-científico dos militares estaduais e do Distrito Federal.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard