O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, assinou, nesta quarta feira (21), a portaria que institui o novo regulamento de uniformes e insígnias da corporação.
A mudança prevê ajustes principalmente na composição dos fardamentos operacionais, descrevendo de forma detalhada todos os uniformes e insígnias da PMES. As alterações mais expressivas foram com relação ao uso do uniforme C1 – conhecido como chumbão com boina – e nos uniformes das unidades especializadas (Batalhões de Trânsito, Companhia Independente de Missões Especiais e Companhia Especializada de Operações com Cães).
De acordo com o membro da comissão de elaboração de uniformes, major José Roberto da Silva Fahning, os princípios que nortearam essas adequações foram funcionalidade, estética, simplicidade e viabilidade econômica, pensando em um uniforme que atendesse a aspectos ergonômicos e que ressaltassem a imagem e identidade da corporação.
“A comissão pautou seu trabalho buscando conhecimento e informações em várias indústrias têxteis, com profissionais especializados em confecção de uniformes, sobretudo através de testes com peças protótipos e se baseou também em amplas pesquisas realizadas nos padrões das polícias de outros estados, inclusive internacionais”, explicou.
Pensando no bem-estar do policial e na funcionalidade do uniforme durante a execução do serviço, major Fahning explicou ainda que o C1 será padronizado com gandola (parte superior) de manga cumprida, para uma maior proteção ao sol, sendo que a peça ficará por fora da calça com o objetivo de dar mais conforto ao policial e otimizar o trabalho. Além disso, as policiais femininas que estiverem grávidas poderão usar um fardamento mais confortável, composto por calça com tecido elástico no cós e bata.
Houve alterações também nas tarjetas e plaquetas de identificação, uniformes do Ciclopatrulhamento, uso de camisa vermelha para instrutores de tiro em atividade, entre outras novidades.
Major Fahning informa ainda que as lojas credenciadas para venda no Espírito Santo estão se adequando para a comercialização, sendo que as peças-piloto estarão prontas em breve para aprovação da comissão.
A tropa terá um prazo de 12 meses para a aquisição dos novos uniformes. A portaria já está disponível para consulta no site da PMES.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
2º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857