Na tarde dessa quinta-feira (4), na sede do 2º Batalhão, localizado em Nova Venécia, o Comandante Geral da PMES, Coronel Marcos Antonio de Souza Nascimento e a Diretoria da Faculdade Multivix em Nova Venécia, Sandrélia Cerutti Carminati, assinaram o convênio de atendimento psicológico aos militares do 2º Batalhão.
A cerimônia contou com a presença do Comandante de Polícia Ostensiva do Norte (CPON), Coronel Marcos Assis Batista, do Comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel Sebastião Aleixo Batista, do Comandante do 13º BPM, Tenente-Coronel Paulo Garcia Duarte, da Subcomandante do 2º BPM, Major Fabrizia Morais Gomes da Cunha, dois oficiais do Hospital da PMES, oficiais e praças do 2º BPM, do Deputado Estadual Padre Honório, do Vereador Luciano Márcio, da mestre em Psicologia Marcela Bastos Cacciari, uma das idealizadora do projeto e da equipe do curso de Psicologia da Multivix.
O projeto de acompanhamento dentro da Psicologia Positiva, busca a construção de um vínculo entre o Curso de Psicologia da Multivix e o 2º BPM, com intuito de fomentar uma formação prática de excelência aos estagiários, e principalmente, construir um serviço psicológico para atendimento grupal de qualidade direcionado aos profissionais da instituição Polícia Militar.
O Comandante Geral ratificou o convênio, o qual considerou visionário, destacando todos os benefícios que podem ser alcançado durante a vigência do projeto. A intenção do Comando é estender o presente atendimento a todos os policiais militares do Espírito Santo, com o estabelecimento de outros convênios com instituições de ensino congêneres. Ao final de sua fala o Coronel Marcos Antonio enalteceu a iniciativa do projeto e externou que será uma experiência exitosa.
Para o Tenente-Coronel Sebastião Aleixo Batista, o pioneirismo do projeto, que alcança status nacional, está além do que preconiza a Lei nº 6.130/00, que prevê o acompanhamento psicológico adequado aos policiais militares envolvidos em situação de extrema tensão, tais como incidentes de tiros com vítimas, ocorrências com reféns, morte de militares ou de civis em confronto policial, visto que a lei prevê o atendimento pós-traumático este projeto trabalha justamente com o robustecimento psicológico do policial militar, tornando-o mais salutar em sua seara, bem como, mormente mais fortalecido para enfrentar as vicissitudes advinda de um evento traumático.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera da atividade policial como a 2ª profissão mais estressante do planeta e o Tenente-Coronel Aleixo um dos idealizadores do projeto, salienta que “o projeto vem preencher uma lacuna de enorme importância para a Instituição e para a sociedade. Buscamos fazer justiça àqueles homens que estão dia-a-dia em estado de tensão e de frente com a morte a qualquer átimo de tempo, no entanto, tem a obrigação de tomar decisões sóbrias diante das situações mais extremas e complexas”. Completou afirmando: “A implantação do trabalho preventivo na área de saúde mental, além de reduzir a ocorrência dos problemas desta natureza que acometem os policiais militares, implicará na melhor qualificação do nosso serviço prestado e refletirá em economia ao erário”.
O convênio com a Multivix faz parte de um conjunto de projetos idealizados pelo Comando do 2º BPM, que visam à adoção de um estilo de vida saudável, estimulando os cuidados ligados saúde médica, física e psicológica, incentivando as práticas esportivas e a implantação de programas de prevenção de patologias, com acompanhamento psicológico, nutricional e condicionamento físico.
Como resultados esperados pelo projeto estão a criação e manutenção de espaços de escuta e desenvolvimento pessoal para os profissionais; a Aumento nos níveis de bem-estar e qualidade de vida dos participantes e o desenvolvimento de novas ações e propostas a partir das demandas geradas dentro dos grupos.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573