Nesta quinta-feira (17) o Comandante Geral, coronel Edmilson dos Santos completa cinco meses a frente do mais alto posto da Polícia Militar do Espírito Santo. Na avaliação do oficial esse tempo foi propicio para transformações e resgates dentro da Corporação.
Várias foram as medidas tomadas pelo coronel Edmilson, a frente do Comando Geral da PMES. Dentre elas a estruturação do Estado Maior Geral, (EMG), que é o setor responsável por assessorar o comando na tomada de decisão em vários âmbitos. E o EMG já vem trabalhando para buscar melhorias para a Instituição. Por meio de reuniões e consultas com as Unidades, Diretorias e demais setores, tem buscado ouvir, colher informações e sugestões que possam subsidiar a construção do planejamento estratégico da PMES. E esse plano visa a melhoria constante da qualidade na prestação de serviços às comunidades e a eficiência no uso dos recursos públicos.
Pensando em melhor servir a comunidade capixaba, a PMES recebeu mais de 1000 alunos soldado para formação e futura incorporação na PMES e assim realizar policiamento no Espírito Santo. Três centros de ensino receberam esses alunos para formação, sendo eles o Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica, o 2º Batalhão, em Nova Venécia e o 5º Batalhão, em Aracruz. A formatura dos novos soldados tem previsão para acontecer em dezembro deste ano.
Na sua gestão ainda foi dada o start para os novos concursos para o Curso de Formação de Oficial (CFO), previsto para acontecer em breve e para o Curso de Formação de Soldado (CFSd), que já esta em andamento.
De imediato, a população recebeu reforço com a implantação do programa do governo estadual, a Patrulha da Comunidade, modelo de policiamento que visa maior aproximação com a comunidade, atuando assim com maior eficiência, combatendo o crime contra o patrimônio. Já nos primeiros meses, o novo modelo já alcança resultados positivos, realizando várias apreensões e prisões na Grande Vitória.
Outra mudança foi o retorno do Expediente Operacional, no qual policiais militares que atuam na administração são empregados, uma vez por semana entre segunda e sexta-feira, em pontos estratégicos da Grande Vitória, realizando assim policiamento em radiopatrulhas e em pontos de abordagem, o que vem melhorando ainda mais segurança da população.
O interior do ES também foi contemplado com os reforços, viabilizado pelo Coronel Edmilson, das Unidades Especializadas da PMES, como Batalhão de Missões Especiais (BME), Ronda Ostensiva Táctica Motorizada (Rotam) e Regimento de Polícia Montada (RPMont). O reforço no policiamento do interior tem por objetivo o combate aos crimes de homicídio e tráfico de drogas. Ainda no interior, os Comandos do Policiamento Ostensivo do Sul e Norte têm realizado diversas operações em suas áreas de atuação visando o mesmo objetivo.
"Os trabalhos continuam e não estão sendo medidos os esforços para que as melhorias ocorram. E as mudanças só são alcançadas por dedicação e a união de cada policial militar que faz parte dessa corporação, a Polícia Militar do Espírito Santo", finalizou o coronel Edmilson dos Santos.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573