Na manhã desta sexta-feira (09), o comandante-geral da PMES, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, assinou a portaria nº 705-R, que aprova o Manual de Intervenções em Distúrbios para Equipes de Força Tática da PMES. O objetivo é criar uma referência doutrinária para as instruções e operações policiais deste efetivo em todo o Estado.
Os autores do manual foram os capitães Rafael Fernando de Carvalho, Rafael Sant’Ana Reis e Fabrício Borlot Soares. A proposta é disciplinar e uniformizar os procedimentos técnicos e táticos a serem empregados por equipes de Patrulhamento Tático Motorizado (PTM). Esses policiais serão devidamente instruídos a atuarem em ocasiões de intervenções contra pequenos distúrbios, que extrapolem a capacidade de resposta do policiamento ostensivo geral e não requeiram o emprego da tropa de choque.
Segundo o comandante-geral, essa padronização é importante para que a instituição policial militar possa estar preparada para dar respostas eficientes, assegurando uma atuação profissional alicerçada nos preceitos dos Direitos Humanos e uso diferenciado da força.
A Força Tática foi criada por meio da Diretriz de Serviço nº 003/2017 e desenvolvida em virtude do Decreto Nº 4070 - R, de março deste ano, que reestruturou o quadro organizacional da instituição diante da necessidade de se remodelar as estruturas de apoio operacional.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
2º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857