Governo do Estado do Espírito Santo
04/06/2017 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 13h42

Comandante-geral assina diretriz que regula a rotina dos cumprimentos de mandados de prisão e recaptura de foragidos

Na tarde desta segunda-feira (05), o comandante geral da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho assinou a diretriz que regula a rotina de procedimentos operacionais para o cumprimento de mandados de prisão e recaptura de foragidos e evadidos do sistema prisional.

O objetivo é otimizar o emprego policial militar nas operações com essa finalidade, a partir do levantamento de dados e fornecimento de informações realizados pelo Sistema de Inteligência da PM. Esses dados serão repassados ao policiamento ostensivo ordinário e especializado, que estarão direcionados e qualificados para atuar de forma efetiva na prisão e captura de criminosos.

De acordo com o comandante da Diretoria de Inteligência (Dint), coronel Douglas Caus, com a nova diretriz, é possível criar uma rotina de produção de informações que auxilia e qualifica as atividades operacionais da Polícia Militar no cumprimento de mandados de prisão e recaptura de foragidos. “A finalidade é qualificar o policiamento, municiando os policiais militares de informações precisas sobre essas demandas, fazendo com que eles estejam devidamente inteirados sobre os dados dessas pessoas antes mesmo de abordá-las em serviço e consultar seus nomes via Central de Operações”, explicou.

Informações como qualificação dos acusados, endereços, incidência criminal, entre outras, serão repassadas à tropa ordinária e especializada através do Sistema de Inteligência, responsável por estabelecer uma metodologia de obtenção, processamento, tratamento e difusão desses dados. Para o coronel Caus, a diretriz vai controlar a efetividade das ações de cumprimento desses mandados e com a recaptura de criminosos, aumentar a sensação de segurança da comunidade e diminuir a sensação de impunidade.

“Além de termos um ganho no policiamento preventivo qualificado, com abordagens focadas e precisas, daremos um retorno para a sociedade, que ficará mais tranquila com a retirada dessas pessoas das ruas”, acrescentou.

Ao assinar a diretriz, o comandante-geral mencionou os benefícios e a importância da medida no auxílio das ações policiais. “O fluxo das informações vem para organizar e nortear os procedimentos operacionais a fim de alcançar uma maior eficiência no cumprimento dessas demandas. Devido ao grande volume de pessoas procuradas pelo Estado, precisamos dessa organização e planejamento para dar continuidade aos resultados positivos que já vem sendo alcançados e ampliar ainda mais esses ganhos junto à comunidade ”, pontuou o comandante.


Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Assessoria PMES:
2º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard