O 11º Batalhão, que atua nos municípios de Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca e Mantenópolis disponibilizou o máximo de seu efetivo, que atuou em conjunto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, no intuito de resgatar pessoas e salvar vidas.
Entre escalados e voluntários uma média diária de 45 a 50 homens se apresentaram e foram empenhados no serviço. Um total de dezoito policiais tiveram suas residências invadidas por água, outros ficaram ilhados, mas nem isso serviu de empecilho para que aflorasse o sentimento de solidariedade. Muitos deles deixaram suas casas e partiram em busca de socorrer aos demais.
Um total de seis barcos, a maioria deles cedido por moradores e um do Corpo de Bombeiros, foram usados como transporte pelas ruas alagadas. Inúmeras pessoas foram resgatadas de suas residências, desde crianças e grávidas a idosos.
Fora realizado também, pelos policiais da Unidade, um trabalho árduo de retirada de famílias de locais de risco, com casas condenadas pela Defesa Civil. Os moradores na maioria das vezes acomodavam-se em resistência dos moradores vizinhos e não queriam deixar seus lares. Juntamente com Bombeiros, Defesa Civil, Conselho Tutelar e Assistentes Sociais, foi realizado um trabalho de convencimento, e cerca de 200 residências foram desocupadas.
Quarenta e seis casas foram arrastadas pela força da água em Santo Agostinho, Distrito de Água Doce do Norte. Em Barra de São Francisco houve cinco desabamentos, duas casas arrastadas pelas águas e duzentas e onze residências condenadas pela Defesa Civil.
Em Águia Branca, além de um desabamento, três residências foram condenadas e a própria sede da 3ªCia do 11ºBPM, foi invadida pelas águas e seu efetivo recebeu determinação para esvaziar o local, pois um barranco que a cerca apresentou fissuras com sérias possibilidades de ocorrer soterramento do local.
Passado o primeiro momento, o rastro de destruição deixado pela água é desolador, mas o efetivo da Unidade continua em atividade participando da arrecadação e distribuição de roupas, alimentos e água. As subunidades e pelotões do 11ºBPM foram colocados à disposição servindo como posto de arrecadação
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573